Eu sinto tanto só agora escrever sobre Sua resposta vale um bilhão que li em fevereiro! Principalmente porque vou deixar muita coisa bacana do livro de fora. Mas gostei tanto que, mesmo assim, vale a pena.
Minha história com o livro é longa. Sou apaixonada pelo filme Quem quer ser um milionário - sobre o qual comentei efusivamente aqui, há 4 anos. Naquela época eu já tinha me interessado pelo livro, primeiro do autor - um diplomata indiano - mesmo correndo o risco de me decepcionar com o filme depois de lê-lo.
Namorei o livro longamente até que encontrei na Estante Virtual - um site que reúne sebos do Brasil inteiro - no comecinho do ano. Paguei R$ 4- sim, quatro reais! - por uma edição praticamente nova.
Quanto à história, muita coisa é diferente do filme - e necessário, se pensarmos na impossibilidade de adaptar um livro inteiro pra 2h de película. Escrevendo isso, o que me vem à cabeça é que, na verdade, o filme é inspirado na idéia central, do menino pobre, criado no mundo e que ganha um prêmio em dinheiro enorme em um programa tipo "Show do Milhão".
No livro, Ram Mohamad Thomas está preso por ter conseguido ganhar 1 bilhão de rúpias em um programa de tevê que não tem o dinheiro do prêmio. Sendo Ram um rapaz pobre, surge a dúvida da idoneidade dele e o menino, depois de ser espancado pela polícia, recebe a visita de uma advogada disposta a ajudá-lo e que pede para ele contar como sabia as respostas. Ram, então, conta a sua história, porque a resposta para todas as perguntas está no que ele viveu. Cada capítulo do livro explica uma resposta e vemos então um desfile de personagens interessantes e que, positivamente ou negativamente, marcam a vida do rapaz.
Em relação ao filme, nomes mudam, situações mudam, personagens mudam, perguntas no programa mudam... O livro é muito mais rico e, talvez, eu tivesse me decepcionado se o lesse antes de ver o filme. Me decepcionado com o filme!
Continuo amando o filme mas o livro é ainda melhor e vale MUITO a pena ser lido!!
(Querem prova maior do que eu tê-lo lido há 8 meses e continuar apaixonada?)
Autor: Vikas Swarup
Editora: Companhia das Letras
Edição: 2ª
Ano: 2009
eu gosto disso. obrigado. .. :)
ResponderExcluirConheci um rapaz pelo Instagram muito bonito , fala o inglês perfeito mora em Chicago engenheiro elétrico, conversamos durante dois meses sempre me mandava fotos tentou ganhar minha confiança, abria a Web Cam , falava que seu nome é Allan Stuart , no golpe final disse que fechou um contrato milionário foi viajar para Turquia porém sua mercadoria de trabalho que ele está despachando em um avião de carga, mandou fotos de tudo , depois de dois dias disse que a mercadoria ficou presa na alfândega porque mudou o imposto já estava desconfiada dele pois o amor que ele demostrava era muito melado para quem nao me conhecia, queria dois mil dólares, fez todo tipo de chantagem , pediu implorou tudo que pode , eu sempre falando que não tinha , só que no final da conversa ele deixou escapar que tinha feito tudo certo e para quem ele pedia dinheiro todos negaram alegando ser golpe, foi uma semana de tortura psicológica , ele deve fazer esse tipo de golpe com a família pois tenho fotos dele em família ,mas finalizado eles se infiltram pelo Instagram e conversam pelo app hangouts, de mim ele não levou nada pois nao tinha nem noção do nosso dinheiro mas fica a dica para ficarmos sempre atentas.
ResponderExcluir