Pular para o conteúdo principal

Vi: O exótico Hotel Marigold


Eis um filme pelo qual me apaixonei vendo um cartaz com propaganda do lançamento dele na Espanha, quando por lá estava em março. 

Não sei se foi o título, se foi por conta da Judi Dench, da Maggie Smith, do Dev Patel e outros atores conhecidos no cartaz ou pela clara alusão a algo acontecendo na Índia... Não sei, só sei que quis muito ver desde então até porque é o que chamo de meu tipo de filme: meio drama, meio comédia, fofo, elenco afiado e, ainda por cima, britânico!

Acabei assistindo O exótico Hotel Marigold (The best exotic Marigold Hotel, UK, 2011) só em outubro e foi tudo o que eu esperava!

No filme, sete idosos ingleses - intepretados por, entre outros, Judi Dench, Maggie Smith, Bill Nighy e Tom Wilkinson - vão para a Índia depois de se encantarem pela bela descrição do Best Exotic Marigold Hotel. Cada um deles enfrenta um problema: a recém-viúva que descobriu que o marido devia até "as cueca" - Dench - ; a racista que se recusa a ser atendida por um médico negro porque quer um médico "inglês" mas que vai pra lá pra fazer um transplante de fêmur; a que não aceita a idade e quer mais um marido rico; a sua versão masculina, um velhinho querendo uma esposa... 

O hotel é administrado por Sonny - Dev Patel, protagonista de Quem quer ser um milionário?, adorável, mais uma vez - e não tem como não rir dos arranjos do estabelecimento e de seus empregados, como o "Jovem" Wasim, um senhorzinho miúdo que tem uns 70 anos ou os quartos, literalmente, caindo aos pedaços. 

São 2h de filme mas passam bem rápido, alternando momentos cômicos e os mais dramáticos - não disse que era o meu tipo? -, principalmente envolvendo questões relativas à idade e ao momento da vida de cada um dos hóspedes.  Isso, aliás, é uma das melhores sacadas do filme porque, dificilmente nós vemos filmes com idosos como protagonistas e tratados de forma séria, sem pieguice, pena ou buscando na velhice apenas um tema para piadas estúpidas. 

Legal é também que a Índia não é embelezada ou ocidentalizada pra ficar bem aqui, imagino que seja bem próximo do que é mesmo. Há o que funciona e o que não funciona. Beleza e miséria. 

Um filme adorável e que, nessas épocas de premiações cinematográficas, têm concorrido a alguns prêmios importantes, como o Globo de Ouro de Melhor Comédia ou Musical - que perdeu, mas tudo bem.

Super-recomendo pra quem quer um filme leve, simpático e que dá, no final, aquela sensação gostosa de que valeu a pena perder (?) umas horinhas vendo um filme agradável.

Comentários

  1. Heya i'm for the first time here. I found this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I am hoping to present one thing back and help others like you aided me.

    My web site Static eliminator

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe...

Você sabe o que é um "scammer"?

Eu fico tanto tempo sem escrever que, quando volto, fico com vergonha, pode? Em minha defesa quero dizer que andei muito ocupada e sem nada de interessante pra escrever e que ando visitando os blogs que curto mas NÃO CONSIGO comentar há semanas! Sempre dá erro. Mas, vamos ao que me motivou voltar a escrever um post . E senta confortável porque a história é longa mas muito séria e importante de ser conhecida. Vocês já ouviram falar em scammer ou scam ? Scam , traduzindo meia-boca do original inglês, é um golpe, trambique, cambalacho. Scammer é quem o pratica. Na internet os scams mais conhecidos são aqueles golpes que com certeza vocês já conhecem de receber um email dizendo que tem um dinheiro em um banco africano e que você foi escolhido pra ficar com aqueles milhões. Já não recebeu um desses emails? Mas existe mais um tipo de scam que tem se alastrado e que eu conheci este final de semana, da forma mais dolorosa: quase sendo vítima dele. É o scam românti...

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um...