24 fevereiro 2009

"Forno" do Iguaçu...

O site do Simepar diz que a temperatura aqui em Foz hoje não passa de 30ºC. Infelizmente tenho que discordar dele porque o calor que eu sinto hoje não é de "20 e poucos graus". No entanto, é muito melhor do que o calor sentido - e muito sofrido - no final da semana passada!

Quem não conhece Foz do Iguaçu demora a crer que uma cidade no Paraná, no sul do país possa tão frequentemente ter temperaturas acima dos 35ºC, mas é verdade, tristemente, porque é um calor abrasador!!

Os "entendidos" de calor dizem que é melhor um calor úmido que um seco, inclusive para a saúde; acontece que Foz é excessivamente úmida porque ao sul o limite é o rio Iguaçu, a oeste o rio Paraná e a norte o lago de Itaipu, ou seja, água pra tudo quanto é lado... e em abundância! Ah, sim, e tem uma floresta tropical a leste!! O resultado é que nos sentimos o tempo inteiro derretendo, porque não conheço ninguém que não transpire em bicas durante o verão de Foz! Até minha irmã, que tem muito mais elegância no se vestir e no se arrumar que eu foi flagrada domingo com aquele irritante bigodinho de suor!!

Neste feriadão, admito, envergonhada, porque esse sentimento é muito feio, mas invejei todo mundo que foi pra praia... E invejo desde dezembro quem vive em lugares onde o verão "escaldante" não passa dos 30ºC. Por isso, estou em contagem regressiva para que o outono chegue e temperaturas amenas comecem a ser sentidas aqui na Tríplice Fronteira.

O assustador é pensar que a cada ano as temperaturas na Terra aumentam! Onde isso vai parar??

_______
Arte: The melting sun by smiskquirel

4 comentários:

  1. Se eu estivesse aí, tava era tomando banho nu de cachoeira... :P

    Aqui fez um friozinho bão danado - que começou na sexta-feira - e lembrou os meses de junho e julho...

    Choveu bastante e as madrugadas foram show de bola!

    En passant - venho do além para lhe lembrar: "era uma vez uma moça que foi a Bruxelas...".

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Servo,

    É meio engraçado passar calor em um lugar com tanta água em volta, né? Parece paradoxal, mas é verdade...

    Inveja de qualquer lugar frio nesses dias! Chuva tivemos sábado à noite, o que tornou agradabilíssimo ver filme na varanda da casa dos meus pais - todo um esquema armado pra isso! rsrs - e a madrugada foi fresquinha.

    É, Bruxelas... muita chuva... mas um verão super-agradável

    (Entendi o recado e prometo - envergonhada - o post pra breve!)

    :)

    ResponderExcluir