24 fevereiro 2009

Irmão adotado x Irmão "de sangue"

"me cinto (sic) adotado e não um irmão, espero que isso mude."

Li essa frase escrita por um participante de reality show e fiquei muito triste e irritada.

Sou a mais velha de 5 irmãos. E entre os meus 4 irmãos, dois não são filhos biológicos dos meus pais, ou seja, são adotivos. No entanto, de verdade, nunca senti por eles um amor diferente do que o que sinto pelos outros dois. Muito pelo contrário! Em diversos momentos da minha vida, eu sequer me lembro desse pequeno detalhe.

Quando o mais novo veio morar conosco, eu já tinha 18 anos, recém entrara na faculdade e começava a trabalhar muito, muuuuito cedo: às 5h. Lembro que acordava de madrugada pra me arrumar e ficava olhando ele, que dormia no quarto comigo e minha irmã, e a sensação que eu tinha era aquela daqueles amores que fazem o peito doer de tanto que sentem!

O meu outro irmão é o pai dos meus sobrinhos adorados, do Murilo e do Gustavo, e o que sinto pelos meninos, e na intensidade que sinto, é prova de que são meus sobrinhos e ponto!

Me irrita e incomoda muito quando falam de filhos e fazem distinção. Muitos na família do meu pai, por exemplo, e eu entendo isso como ignorância - no sentido de falta de conhecimento - fazem questão de diferenciar a "qualidade" de filhos do meu pai, mesmo sempre tendo visto que não há distinção entre nós.

Acho horrível quando falam da Angelina Jolie e explicam que ela tem 6 filhos dos quais "três foram adotados". Alguém crê que pra ela tem diferença de amor entre o filho que nasceu no Camboja de outra mãe e os filhos nascido na França, dela mesma?

Acho que é muito difícil ser adotado porque você corta vínculos com sua genitora, com essa família da qual nasceu. E vejo que o filho adotivo é mais cobrado, porque qualquer erro é porque ele é adotado... e ninguém acusa um filho biológico de errar porque nasceu da barriga da sua mãe, com a participação do seu pai...

Filhos são filhos e, no meu coração, sinceramente, irmãos são irmãos. Quem ainda não sabe disso, coitado, é muito tacanho para entender que o amor fraternal também nasce com a convivência, com a proximidade.

E nem vou entrar na minha crença de que existe o parentesco corporal e o espiritual!

______
Foto: brother n sister kitty by Jimmy Dangerously.

6 comentários:

  1. Adorei seu texto, principalmente o assunto. É o cotidiano de muitas pessoas, mas poucos falam nisso. Tenho duas irmãs por parte de pai e sempre fazem diferença. Seja à "meu favor" ou a "favor delas". O que deveriam saber é que somos mais irmãs do que muitas irmãs de 'mãe e pai'. Nos amamos, o que realmente importa. ADOOORO seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tainá!

    Pois é. Que pena a dificuldade que as pessoas têm - muitas, mas não todas - de entender o quanto irmãos (independente da "categoria") são irmãos e ponto!

    E eu fico muito, mas muito feliz por você gostar do meu blog! Obrigadíssima pelo carinho!!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Sheila,

    Aqui, também vivenciei uma situação semelhante à de Tainá: minha infância e parte da minha adolescência foram ao lado de dois irmãos. Um por parte de pai, e outro por parte de mãe.

    Tenho por certo que a Vida nos prepara situações dessa natureza para ensaiarmos um olhar fraterno mais amplo a todo ser humano...

    Todas as discussões que tive com meus irmãos foram por outras razões e não essa deles serem, do ponto de vista sangüíneo, "meio-irmãos".

    A propósito, essa expressão "meio-irmão" é muito tosca: como se amor fosse algo que pudesse existir pela metade... =/

    Beijos na bochecha!

    ResponderExcluir
  4. Servo,

    Sabe que até a Tainá comentar dos irmãos eu não tinha pensado na situação de quem tem irmãos de pais diferentes? É aquilo de não pensar quando não faz parte da nossa realidade, né? Até porque, coisa rara, meus pais são casados há quase 40 anos! rsrs

    Mas é bem verdade e muito lindo isso que você disse que a "Vida nos prepara situações dessa natureza para ensaiarmos um olhar fraterno mais amplo a todo ser humano". Bem que a gente podia aprender direitinho...

    Beijocas e bom começo de ano (afinal terminou o Carnaval! rsrs)

    ResponderExcluir
  5. The fast weight loss diet is one of the most restrictive programs that involve the drastic decrease in daily consumption of calories and fat.

    These electrolytes are used by the body to ensure the proper functioning of nerves and muscles.
    There are many get skinny quick diets out there who say they have the secrets to lose weight,
    but these cockamamie fat loss diets will not give you
    a permanent solution for keeping the weight off.

    ResponderExcluir
  6. qweqweqwe best laptops under 500
    asdaasfasfasf
    adasfafascxvzcxv best laptops for gaming asdadad
    best laptop under 500 ascadvsdbsdbd
    zxcz good gaming laptops asdads
    adasfsdg gaming laptops under 500 xcbxbxcb
    cbcbnvbm good gaming laptops ryruurt
    4uruyjfg gaming laptops under 500 dghkgkjhl
    678utfhg cheap gaming laptops 234tdh
    2354etyh good gaming laptops iuyt5
    vdfgrht cheap gaming laptops 546ygh

    ResponderExcluir