Pular para o conteúdo principal

Irmão adotado x Irmão "de sangue"

"me cinto (sic) adotado e não um irmão, espero que isso mude."

Li essa frase escrita por um participante de reality show e fiquei muito triste e irritada.

Sou a mais velha de 5 irmãos. E entre os meus 4 irmãos, dois não são filhos biológicos dos meus pais, ou seja, são adotivos. No entanto, de verdade, nunca senti por eles um amor diferente do que o que sinto pelos outros dois. Muito pelo contrário! Em diversos momentos da minha vida, eu sequer me lembro desse pequeno detalhe.

Quando o mais novo veio morar conosco, eu já tinha 18 anos, recém entrara na faculdade e começava a trabalhar muito, muuuuito cedo: às 5h. Lembro que acordava de madrugada pra me arrumar e ficava olhando ele, que dormia no quarto comigo e minha irmã, e a sensação que eu tinha era aquela daqueles amores que fazem o peito doer de tanto que sentem!

O meu outro irmão é o pai dos meus sobrinhos adorados, do Murilo e do Gustavo, e o que sinto pelos meninos, e na intensidade que sinto, é prova de que são meus sobrinhos e ponto!

Me irrita e incomoda muito quando falam de filhos e fazem distinção. Muitos na família do meu pai, por exemplo, e eu entendo isso como ignorância - no sentido de falta de conhecimento - fazem questão de diferenciar a "qualidade" de filhos do meu pai, mesmo sempre tendo visto que não há distinção entre nós.

Acho horrível quando falam da Angelina Jolie e explicam que ela tem 6 filhos dos quais "três foram adotados". Alguém crê que pra ela tem diferença de amor entre o filho que nasceu no Camboja de outra mãe e os filhos nascido na França, dela mesma?

Acho que é muito difícil ser adotado porque você corta vínculos com sua genitora, com essa família da qual nasceu. E vejo que o filho adotivo é mais cobrado, porque qualquer erro é porque ele é adotado... e ninguém acusa um filho biológico de errar porque nasceu da barriga da sua mãe, com a participação do seu pai...

Filhos são filhos e, no meu coração, sinceramente, irmãos são irmãos. Quem ainda não sabe disso, coitado, é muito tacanho para entender que o amor fraternal também nasce com a convivência, com a proximidade.

E nem vou entrar na minha crença de que existe o parentesco corporal e o espiritual!

______
Foto: brother n sister kitty by Jimmy Dangerously.

Comentários

  1. Adorei seu texto, principalmente o assunto. É o cotidiano de muitas pessoas, mas poucos falam nisso. Tenho duas irmãs por parte de pai e sempre fazem diferença. Seja à "meu favor" ou a "favor delas". O que deveriam saber é que somos mais irmãs do que muitas irmãs de 'mãe e pai'. Nos amamos, o que realmente importa. ADOOORO seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tainá!

    Pois é. Que pena a dificuldade que as pessoas têm - muitas, mas não todas - de entender o quanto irmãos (independente da "categoria") são irmãos e ponto!

    E eu fico muito, mas muito feliz por você gostar do meu blog! Obrigadíssima pelo carinho!!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Sheila,

    Aqui, também vivenciei uma situação semelhante à de Tainá: minha infância e parte da minha adolescência foram ao lado de dois irmãos. Um por parte de pai, e outro por parte de mãe.

    Tenho por certo que a Vida nos prepara situações dessa natureza para ensaiarmos um olhar fraterno mais amplo a todo ser humano...

    Todas as discussões que tive com meus irmãos foram por outras razões e não essa deles serem, do ponto de vista sangüíneo, "meio-irmãos".

    A propósito, essa expressão "meio-irmão" é muito tosca: como se amor fosse algo que pudesse existir pela metade... =/

    Beijos na bochecha!

    ResponderExcluir
  4. Servo,

    Sabe que até a Tainá comentar dos irmãos eu não tinha pensado na situação de quem tem irmãos de pais diferentes? É aquilo de não pensar quando não faz parte da nossa realidade, né? Até porque, coisa rara, meus pais são casados há quase 40 anos! rsrs

    Mas é bem verdade e muito lindo isso que você disse que a "Vida nos prepara situações dessa natureza para ensaiarmos um olhar fraterno mais amplo a todo ser humano". Bem que a gente podia aprender direitinho...

    Beijocas e bom começo de ano (afinal terminou o Carnaval! rsrs)

    ResponderExcluir
  5. The fast weight loss diet is one of the most restrictive programs that involve the drastic decrease in daily consumption of calories and fat.

    These electrolytes are used by the body to ensure the proper functioning of nerves and muscles.
    There are many get skinny quick diets out there who say they have the secrets to lose weight,
    but these cockamamie fat loss diets will not give you
    a permanent solution for keeping the weight off.

    ResponderExcluir
  6. qweqweqwe best laptops under 500
    asdaasfasfasf
    adasfafascxvzcxv best laptops for gaming asdadad
    best laptop under 500 ascadvsdbsdbd
    zxcz good gaming laptops asdads
    adasfsdg gaming laptops under 500 xcbxbxcb
    cbcbnvbm good gaming laptops ryruurt
    4uruyjfg gaming laptops under 500 dghkgkjhl
    678utfhg cheap gaming laptops 234tdh
    2354etyh good gaming laptops iuyt5
    vdfgrht cheap gaming laptops 546ygh

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é um "scammer"?

Eu fico tanto tempo sem escrever que, quando volto, fico com vergonha, pode?
Em minha defesa quero dizer que andei muito ocupada e sem nada de interessante pra escrever e que ando visitando os blogs que curto mas NÃO CONSIGO comentar há semanas! Sempre dá erro.
Mas, vamos ao que me motivou voltar a escrever um post. E senta confortável porque a história é longa mas muito séria e importante de ser conhecida.
Vocês já ouviram falar em scammer ou scam?
Scam, traduzindo meia-boca do original inglês, é um golpe, trambique, cambalacho. Scammer é quem o pratica. Na internet os scams mais conhecidos são aqueles golpes que com certeza vocês já conhecem de receber um email dizendo que tem um dinheiro em um banco africano e que você foi escolhido pra ficar com aqueles milhões. Já não recebeu um desses emails?
Mas existe mais um tipo de scam que tem se alastrado e que eu conheci este final de semana, da forma mais dolorosa: quase sendo vítima dele. É o scam romântico.
Se por um lado eu me enverg…

As calcinhas no varal

Hoje lavei minha roupa e, ao estendê-la no varal, fiquei chocada com a "qualidade" de boa parte das calcinhas que ali estavam.

As mulheres que têm entre 30 e 35 anos provavelmente cresceram ouvindo suas mães dizerem para cuidar com a roupa de baixo que usa porque se desmaiar na rua todos verão a calcinha velha, o sutiã com alça encardida - nem é o tema do post, mas quero avisá-las que é verdade! Um ex-colega de faculdade, bombeiro, diz que sim, eles reparam, mesmo nos momentos mais complicados de socorro, se as "moçoilas" estão com calcinha feia! - e falarão que a dona da lingerie é uma porquinha!

Daí hoje, olhando as calcinhas no varal, eu fiquei pensando que ali estavam aquelas calcinhas que normalmente eu usaria só pra dormir. Mas eu não só durmo! Ou seja, eu saí com boa parte delas!!

"Analisando" o varal, lembrei de que eu sempre tentei ser caprichosa com o que vestia por baixo da roupa. Mesmo quando era casada tentava usar lingerie arrumadinha e depois,…

25 em 2013 - Livro 5: Sua resposta vale um bilhão

Eu sinto tanto só agora escrever sobre Sua resposta vale um bilhão que li em fevereiro! Principalmente porque vou deixar muita coisa bacana do livro de fora. Mas gostei tanto que, mesmo assim, vale a pena.
Minha história com o livro é longa. Sou apaixonada pelo filme Quem quer ser um milionário - sobre o qual comentei efusivamente aqui, há 4 anos. Naquela época eu já tinha me interessado pelo livro, primeiro do autor - um diplomata indiano - mesmo correndo o risco de me decepcionar com o filme depois de lê-lo.
Namorei o livro longamente até que encontrei na Estante Virtual - um site que reúne sebos do Brasil inteiro - no comecinho do ano. Paguei R$ 4- sim, quatro reais! - por uma edição praticamente nova.
Quanto à história, muita coisa é diferente do filme - e necessário, se pensarmos na impossibilidade de adaptar um livro inteiro pra 2h de película. Escrevendo isso, o que me vem à cabeça é que, na verdade, o filme é inspirado na idéia central, do menino pobre, criado no mundo e que ganh…