21 setembro 2011

Você sabe o que é um "scammer"?


Eu fico tanto tempo sem escrever que, quando volto, fico com vergonha, pode?

Em minha defesa quero dizer que andei muito ocupada e sem nada de interessante pra escrever e que ando visitando os blogs que curto mas NÃO CONSIGO comentar há semanas! Sempre dá erro.

Mas, vamos ao que me motivou voltar a escrever um post. E senta confortável porque a história é longa mas muito séria e importante de ser conhecida.

Vocês já ouviram falar em scammer ou scam?

Scam, traduzindo meia-boca do original inglês, é um golpe, trambique, cambalacho. Scammer é quem o pratica. Na internet os scams mais conhecidos são aqueles golpes que com certeza vocês já conhecem de receber um email dizendo que tem um dinheiro em um banco africano e que você foi escolhido pra ficar com aqueles milhões. Já não recebeu um desses emails?

Mas existe mais um tipo de scam que tem se alastrado e que eu conheci este final de semana, da forma mais dolorosa: quase sendo vítima dele. É o scam romântico.

Se por um lado eu me envergonho de ter sido enrolada por um bom tempo, eu acho importante esparramar a coisa porque não encontrei nenhuma informação em português sobre o assunto e, pior, tem muita, muita gente no mundo inteiro sendo vítima do golpe!

Resumindo é o seguinte: você conhece um moço/um uma moça em um site de relacionamentos e a pessoa logo se diz apaixonada e é toda fofa com você. Quer casar, quem vir te ver, não vive mais sem você. A foto pode ser um modelo mas pode ser também de um cara normal, simpático. A pessoa tem bom emprego - normalmente na construção ou área petrolífera - e, invariavelmente, está trabalhando, ou indo trabalhar na Nigéria - ou, mais raramente, em Gana. Depois de um tempo, já na Nigéria, essa pessoa - que tem um passado de perdas dolorosas, no meu caso era a esposa que morreu de câncer de mama e a mãe com remissão de um câncer no cérebro - sofre um acidente ou é roubado... E a única pessoa a quem pode recorrer é você porque não tem família, ou não tem como contatá-los. No meu caso, foi um acidente de carro no caminho pro aeroporto voltando pra Inglaterra.

Quando um médico me ligou contando do tal acidente, a luzinha da desconfiança que sempre estava meio em alerta no contato com essa pessoa, acendeu forte. Como pode alguém ser vítima de tantas coisas ruins ao mesmo tempo? Como um médico pode ser tão prestativo? O consulado britânico sabe dessa pessoa hospitalizada? Por que o hospital não consta na lista de hospitais nigerianos? Por que o telefone do tal hospital nunca funciona mas o do médico sim - médico este que trabalha 24h/dia!

Liguei na Embaixada Britânica em Brasília e a moça perguntou se eu conhecia a pessoa pessoalmente porque havia um golpe assim comum na Nigéria. Opa, mais suspeito ainda, não?

Bom, a Angelice, preocupada comigo, passou o fim de semana pesquisando e descobriu CENTENAS de histórias muito parecidas! Na verdade aquela pessoa simpática da foto é outra vítima do golpe porque teve sua foto roubada. Quem conversa com você é um nigeriano FDP em uma lan house no seu país, dando o golpe, tentando tirar dinheiro de você!

"Mas peraí, Sheila, quando e como te pediram dinheiro?"

A primeira vez foi logo que a pessoa teria chegado na Nigéria. O cartão dele não funcionava no país e ele me pediu um dindim emprestado até que a empresa o pagasse. Pensei, repensei, confabulei com amigas... e fiz de conta que não entendi o pedido, até porque sempre disse que não tinha dinheiro, que era pobre de marré deci - tá, nem tanto, mas nunca disse o que tinha!

A segunda vez foi mais sutil: a pessoa não conseguia comprar passagem pela internet pra voltar pra casa. Na cara de pau, sugeri que fosse direto no aeroporto, que devia ser problema com a conexão do hotel e tals.

E a terceira, e mais aviltante, foi depois do tal acidente. Neste ponto, já sabendo da história dos scammers nigerianos, eu só esperava a tal cobrança pra confirmar tudo. E ela veio através de email do tal médico solícito. Dava pouco mais de US$ 2500, contando uma cirurgia pra retirada de coágulo, medicação, etc. Minha resposta foi um "hahaha" seguido de que já sabia que era golpe - e, tá, completei com um "go fuck yourself".

O moço ainda me ligou, mandou email dizendo que não era o que eu pensava que ele fosse mas segui a recomendação indicada por sites sérios: não dê bola! Não fale nada que possa ajudar essa pessoa a aprimorar seu golpe com alguém mais inocente.

Dessa história toda o que mais me magoou foi ter me preocupado com alguém que mentia. Foi ter perdido o sono com dó da pessoa sozinha em um país estranho. Foi ter quase me sentido culpada quando desconfiava. O tipo me ligou do tal hospital chorando de madrugada! Foi o pior momento da história.

Tô contando tudo isso aqui porque eu sempre me achei muito esperta e acreditei nessa pessoa por quase três meses! E, o pior, eu tenho lido histórias de pessoas que perderam muito, mas muito dinheiro com histórias parecidas. Ou preocupadas porque mostram pros amigos que estão envolvidos que é tudo mentira e a pessoa, apaixonada, coitada, não acredita.

Na dúvida se você tá se envolvendo com alguém assim, alguns sinais muito comum em repetidos casos são:

- A pessoa se diz estadunidense ou inglesa mas o inglês escrito é podrinho;
- O sotaque idem - mas como o moço me dizia que tinha nascido na Índia e vivido lá até os 8 anos, achei que podia ser isso;
- Eles sempre têm dinheiro. Mas acontece um problema emergencial que o faz te pedir ajuda;
- A história da família é sempre trágica;
- Sempre, sempre, sempre a figura já está ou vai pra Nigéria - ou Gana; *
- Webcam pode até rolar, mas as imagens, depois, pensando bem, são suspeitas;
- O amor é à primeira vista: você falou "oi" e a criatura se apaixonou!

Não vou colocar foto ou nome do dito-cujo aqui porque isso eles mudam com frequência e como já coloquei em lugares específicos pro assunto, não quero dar mole pro neguinho.

Quem quiser saber mais, visite os sites www.romancescam.com e www.romancescams.org

Muito importante: JAMAIS mande dinheiro pra quem você não conhece! JAMAIS dê endereço ou conta bancária! O tipo tentou me convencer que iria me mandar um dinheiro - um valor vultuoso - e que precisava dessas informações minhas! Não dei, desconfiada e assustada.

A coisa é séria, gente: em 2005 uma matéria da VEJA dizia que a terceira fonte de entrada de dinheiro na Nigéria era através de scams! O país é absurdamente corrupto e, por mais que até tenha orgão lá que tente pegar esse povo, a coisa deve ser pior ainda do que seria no Brasil. E não existe volta pra este dinheiro!

Fiquem à vontade pra passar adiante essa história, respeitando a fonte, claro.

Atualizando, em 11/02/2014: O scammer pode também dizer que está em outros países africanos ou asiáticos. O melhor é desconfiar sempre, principalmente se a pessoa diz ser quase sozinha no mundo e ter muito dinheiro que, de repente, ficou indisponível.

38 comentários:

  1. Quem cae nessa cilada deve fazer o que? Procurar quem para denunciar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure a policia federal, divisão de crimes digitais.

      Excluir
  2. ola conheça os scammer meu blog divulga imails das vitimas brasileiras
    http://forascammer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!

    Muito bom o seu post contando como as coisas aconteceram. Conheci esse tipo de coisa há pouco tempo também e foi uma coisa para a qual eu não estava preparada. Só queria acrescentar que nem sempre os scammers são nigerianos, nem sempre são "viúvos" com filhas pequenas (esposa morta em alguma tragédia)e as tais das viagens nem sempre são para a África. Falo isso pelo meu próprio caso. O inglês do cara era bom, o sotaque britânico era perfeito, ele era solteiro e a viagem foi para a Malásia (outro destino comum a respeito de scammers). Acredito que até as fotos que ele me mandou sejam verdadeiras, pq acredite, tem gente em todo lugar querendo vantagem em cima dos outros, já vi caso de scammer que confessou que era sua forma de pagar a universidade. E para completar o meu caso, fui eu quem o adicionei por engano no facebook.

    Mesmo sendo mulheres modernas, inteligentes e espertas não estamos livres disso. Há quem se sinta envergonhada de cair nesse golpe, mas o fato é que essas pessoas vivem para isso, todas as frases, os e-mails, absolutamente tudo é parte de um roteiro que foi elaborado, refinado e executado inúmeras vezes, é coisa de profissional, capaz de traçar um perfil psicológico nosso com base nas informações que colocamos nas redes sociais.

    Acredito que o amor pode sim acontecer à primeira vista, que muitos relacionamentos realmente ultrapassam as barreiras tecnológicas, mas devemos estar preparadas para essa era virtual. Sempre desconfie, segurança nunca é demais. Quem gosta de vc de verdade, vai fazer questão de falar na webcam, como pode pedir em casamento sem nem ao menos ver a pessoa? Foto não conta, né. Outra coisa: rastreamento de e-mail. O fulano pode ter um número telefônico de Londres, sotaque britânico e fotos na própria capital da Inglaterra, mas ao rastrear o e-mail será possível ver se a localização é realmente o que ele declara. Foi exatamente assim que descobri o golpe, antes mesmo dele acontecer. Desconfie, desconfie e proteja suas informações, não dê telefone, dados bancários, endereços. Quando a esmola é demais o santo não desconfia? Além disso, desconfie até mesmo de passaportes, identidades e bilhetes de voo (ainda que vc tenha o código de embarque e consiga checar diretamente no site da companhia aérea). Até isso é passível de ser fraudado.

    Quem cai no golpe do romance perfeito, mesmo que não tenha enviado dinheiro, deve denunciar os e-mails, telefones, nomes, fotos e tudo o que tiver nos sites www.romancescam.com e www.romancescams.org para evitar que outras pessoas também passem pela mesma situação. Um BO também pode ser lavrado, mas acredito que dificilmente seja possível fazer algum tipo de justiça nesse caso.

    Sei que o meu comentário foi longo, mas acredito que é muito importante a gente partilhar esse tipo de informação. Quando conheci um cara pela net que se "apaixonou" pela minha foto, pensei em milhões de coisas, mas não fazia ideia que fosse um scammer. Obrigada pela sua coragem em divulgar sua história e vamos mesmo denunciar esses bandidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente!!!! Depois que eu li todo esse comentário sobre scammer, logo identifiquei o meu problema, foi obra de Deus que me trouxe aqui para ler tudo isso. Estou sendo vítima de um scammer que se diz capitão do exército americano, está em missão de paz em Kabul afg. Depois de 30 dias de conversas apaixonadas, mas muito apaixonadas mesmo, disse-me que é viúvo, perdeu a adoravel esposa e sua irmã mais nova em um acidente de carro, toda a familia do avô foi morta por soldados alemães na segunda guerra mundial. Depois de um mes de conversas apaixonadas, mandou-me um email, dizendo que estaria enviando para mim, uma maleta contendo 15 kg de ouro e 1.800,00 dólares americanos, mas eu teria que lhe enviar cópia de um documento com foto, endereço, telefone e aeroporto mais proximo de minha casa. Disse-me que usaria a cruz vermelha e que um agente viria para o Brasil, para entregar-me a maleta. Passou o email do agente, que seria Mr.Williams David. Esse suposto agente me ligou dizendo estar no aeroporto de Londres e que estava tendo problemas com as autoridades aduaneiras que queriam abrir a maleta. A ordem seria não abrir a maleta, pois segundo o scammer com o pseudo nome de Roy norman, havia declarado o conteudo da maleta, dizendo conter pertences pessoais meus, jóias e presentes que estaria enviando para mim. A maleta não poderia ser aberta de jeito nenhum. Para que desse continuidade a jornada de Mr.Williams para o Brasil, eu teria que enviar 3.500 libras esterlinas para o mesmo efetuar o pagamento de um selo especial para não abrir a maleta e chegar em minha casa com muita segurança, sem contar o que disse tambem que o passaporte dele estava retido e não teria mais dinheiro nenhum com ele. Sr. Roy Norman, disse-me que não poderia enviar dinheiro a ele, porque o governo do afganistão proibiu a saida de dinheiro do país por causa de terrorismo. Emais chegam pra mim todos os dias, dizendo-me que ele já não sabe mais o que fazer, que somente eu poderia resolver esse problema para ele, que vai se aposentar agora em abril e viria para o Brasil se encontrar comigo e ser-mos um casal apaixonados para sempre, mas primeiro tem que dechegar aqui a maleta porque vamos precisar de dinheiro para começar a nossa vida. Disse-me que viria com o filho de 11 anos que é o tesouro da vida dele, a ultima coisa que sobrou na vida dele. Disse-me que fez uma brilhante carreira no exercito americano e que estaria em uma situação privilegiada na vida, depois de sua aposentadoria. Fui desconfiando de tudo isso, tenho uma amiga que é policial civil, fizemos um B.O. que foi encaminhado para a delegacia de crimes ciberneticos e acho que se ele usar meus dados para fins criminosos, eu vou estar resguardada. Estou sendo esperta! nessa eu não caio e nem em outras que porventura aparecerem!

      Excluir
    2. Esqueci de dizer, o suposto capitão do exercito disse ser de Texas City cidadão americano em missão de paz em Kabul afg. Cuidado, meninas , o conheci no site de relacionamento amores possíveis. começou tudo com a maior seriedade e respeito, até que a máscara caiu!

      Excluir
    3. E vou dizer mais! o email dele é: roynorman58@hotmail.com e o email do agente que me entregaria a maleta, é: williamsdavid701@hotmail.com
      Ele já está com raiva e desconfiado, já está se cansando de me pedir para enviar o dinheiro para liberação da suposta maleta com ouro e dolares americanos. são criminosos! aproveitando da inocência das pessoas de bem.

      Excluir
    4. O email dele é roynorman58@hotmail.com e do suposto agente que me entregaria a maleta com ouro e dolares é williamsdavid701@hotmail.com

      Excluir
    5. bloqueie esses e-mails para esse elemento nunca mais te perturbar...

      Excluir
    6. Isso ocorreu comigo a dias atrás, acessei o email após sua tentativa de estorção e foi colocado para o dito cujo: Here is the Federal Police and your computer or cell phone can is being tracked now. (Aqui é da Polícia Federal e seu computador ou celular pode está sendo rastreado agora) e bloquiei o indivíduo.

      Excluir
  4. qweqweqwe cheap gaming laptops
    asdaasfasfasf
    adasfafascxvzcxv good gaming laptops
    asdadad
    best laptops for gaming
    ascadvsdbsdbd
    zxcz gaming laptops under 500
    asdads
    adasfsdg gaming laptops under 500 xcbxbxcb
    cbcbnvbm good gaming laptops
    ryruurt
    4uruyjfg gaming laptops under 500 dghkgkjhl
    678utfhg best laptops under 500 234tdh
    2354etyh best laptop under 500 iuyt5
    vdfgrht gaming laptops under 500 546ygh

    ResponderExcluir
  5. Meninas, só agora vi os excelentes comentários mas não entendi porque escondem suas identidades. As vítimas - quase! - fomos nós!

    Obrigada por tudo comentado. Espero que leiam isto aqui.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Estou sendo vítima de um scammer. Graças a Deus estou descobrindo isso agora, antes do estrago ser grande. Sou viúva e o rapaz tem exatamente essas características. Meu Deus não sabia dessas coisas. Estou preocupada porque eu adicionei ele no facebook e conversávamos pelo yahoo. Como faço? Devo excluir o yahoo e o facebook? Reparei que ele já deletou o facebook. Como fazer estou muito preocupada. Ele usa o pseudonômino de José Fabregas Lopez. Ele tem meus telefones. Eles podem usar as fotos dos meus filhos e minha o que fazer?

    ResponderExcluir
  7. fabregaslopez02@yahoo.com , este é o novo e-mail dele

    ResponderExcluir
  8. ele esta usando fotos de uma menina e diz ser filha dele, José Fabregas Lopez.
    Fez um novo face onde só tem uma foto e usa o pseudonimo de Fabregas Lopez

    ResponderExcluir
  9. Oi, como vai, desculpe a demora em te responder.

    Que bom que você leu este post antes de se envolver mais seriamente e mandar dinheiro ou qualquer outra coisa.

    A melhor coisa a fazer agora é denunciá-lo nos sites: www.romancescam.com
    www.romancescams.org

    Não se preocupe com o que ele pode fazer com suas imagens. Lembre-se que o criminoso aqui é ELE!

    Abs.

    ResponderExcluir
  10. Deixa eu dizer aqui o que eu sei.
    Eles roubam fotos de pessoas do leste europeu, principalmente da Romênia´e Rússia. Quase sempre os golpistas são nigerianos mas ... já tem brasileiro no esquema porque viram que o Brasil tem muita gente que acredita no amor. Quem já viu o papo de um deles sabe que eles são muiiiitooo convincentes. Eles gostam muito de ser engenheiros autônomos com projetos fora do país deles. Agora eles estão indo mais para a Ásia porque a Nigéria já está manjada. Como identificar o perfil: normalmente são fotos de homens/mulheres sozinhos ou com filhos mas sem esposa/marido. Adoram ser viúvos com filhos pra criar. São ricos. Têm casas lindas e carrões. Se forem nigerianos o inglês deles será impecável, porque a Nigéria foi colônia inglesa, então não pensem que o inglês será grosseiro porque podem se enganar. Ele/ela vai te dar um número de celular que será falso mas você não vai conseguir saber porque o número corresponderá ao país de onde ele diz que é. Se você enviar o dinheiro que te pedirem, contabilize o prejuízo porque não adianta denunciar pra ninguém. Não é crime. Você não foi coagido. Você mandou o dinheiro de livre e espontânea vontade. Então, se você conhece alguém na internet e ele ama você rapidinho, logo quer te conhecer, é cheio da grana, vai viajar pro exterior e quando chega no outro país tem algum imprevisto com ele ou com alguém da família (normalmente uma criança) CAIA FORA!!!! MANDA PRO INFERNO!!!!! É só mais um bandido querendo sacanear gente do bem.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus! Foi o Senhor que me trouxe a esta página! Há uns 15 dias apareceu um grego que mora na Inglaterra, chamado Bryan Kennedy,no site de relacionamentos Amor em Cristo, do qual eu sou assinante. Bem, chegou como não quer nada, mas foi me envolvendo nas suas conversas. A história é parecida com as descritas acima: viúvo, bem sucedido (no caso ele era dono de uma galeria de arte em Londres), tem uma filha pequena, não tem pai, mãe, irmão, ninguém! perdeu a esposa num acidente de carro. Faz uma semana que tá na Nigéria, tudo indo muito bem, ele me compra as passagens para Recife e me manda o bilhete, que agora eu nem sei se é verdadeiro, pois tentei checar e não consegui! Agora o pior, na volta da compra das passagens, acontece um acidente com ele e a filha, e por sua vez, ele ficou sem dinheiro para pagar a cirurgia da filha, que era de R$2.500,00! E lógico que ele pediu pra mim, né? Mas eu disse a ele que não tinha dinheiro, era pobre e não tinha nenhuma reserva. Sabe o que ele queria? Que eu tirasse um empréstimo! Deus me livre! Agora, o que me impressionou foi eu ter visto a menina pela cam junto com ele, parecia ser real, entende? Certamente, a partir de hoje, ele não vai mais querer falar comigo! KKKKKKKKKKKKkk. Ah, ele disse que tinha que depositar o dinheiro na conta de um médico nigeriano, vê se pode? E disse que quando voltasse ao Brasil, me pagaria o dobro! Meu Deus! Que safado! Ainda bem que só foram 15 dias! Ainda gastei 3 minutos de ligação internacional com ele! kkkkkkkkkkkkkk, mas dos males, o menor!

    ResponderExcluir
  12. Quase fui vítima de uma scammer quando era adolescente, mas no meu caso quando eu disse que nao tinha dinheiro (no meu caso foi uma Russa tentando vir pro Brasil), ela sumiu de repente...! Então sei como é ser quase enganado por esses tipinhos... denunciar até cansar... é o único jeito...!

    ResponderExcluir
  13. Apesar de tudo ficamos chocadas. Talvez se eu tivesse procurado informações na net, eu não tivesse perdido meu tempo com um sacana. O meu caso foi o seguinte: ele me add no skype, eu não estou cadastrada em nenhum site de encontros e meu face é restrito para amigos e amigos de amigos. O tal cara se dizia general do exército americano em missa na Síria, geralmente não adiciono estranhos no meu skype, mas fiquei curiosa. Ele disse que queria fazer amizades, era viuvo, a esposa e a filha morreram num acidente de carro e seus pais num acidente de avião. A primeira conversa foi intelectual e não desconfiei num primeiro momento, achei estranho e até pensei que podiam estar me investigando, apesar de não existirem motivos, mas um general americano, procurar amizades e namoro na net, era muito estranho, não entendia como conseguiu me contato de skype. Em poucos dias já mudou o roteiro e a se dizer apaixonado, como nunca antes na vida. Ele me mandou fotos e cheguei a vê-lo rapidamente na câmera e a falar através de áudio. Tudo certo até aí, mas a conversa não dava para fechar. Ele disse que tinha um único filho e que tinha falado ao meu respeito e pediu que eu enviasse um e.mail para o menino, mandei, algo bem simples. E o menino mandou um e.mail me chamando de mãe, achei demais, mas fofo. Mais tarde entendi o motivo dele querer criar um vinculo do menino comigo e ainda queria que eu enviasse um dinheiro de presente de aniversário para o menino, isso já me deixou mais ligada.Em três semanas, ele disse que ia receber um valor e queria que eu olhasse uma casa na minha cidade, que me mandaria o dinheiro e podia colocar a casa no meu nome. Muito estranho.poucos dias depois ele inventou que o filho tinha sofrido um acidente no ônibus da escola, que foi fazer uma excursão em Acra em Gana e que precisava fazer uma cirurgia urgente, do contrario morreria. Fez todo tipo de chantagem emocional, na mesma hora eu exclui do skype. Daí ele me mandou um e.mail me esculhanbando, como eu era tão má, que tinha quebrado o coração dele, que eu era incapaz de ajudar... Eu já tinha entendido o que havia acontecido, mas quando a máscara caí, é sempre chocante, eu fiquei mal. Tempo perdido, é o modo do golpe que nos deixa assim. Eu já namorei um estelionatário, mas eu identifiquei a tempo. Pensei, meu Deus, nunca mais quero encontrar uma pessoa desse tipo. Não demorou nem um mês para que ele finalizasse o golpe. O nome dele é GEORGE MASON, O E-MAIL É: george.mason99@yahoo.com e do suposto filho alexgates32@gmail.com . Médico: Receiver name:Odis Stanley
    Country:Accra Ghana
    Text question:blue
    Text answer:red
    Amount:$1580 dollars
    Eu ia fazer um blog para contar os detalhes da história, para que outras pessoas fiquem espertas. É importante divulgar os e.mails e dados, porque fica mais fácil, se alguém fizer uma pesquisa no google. Existem vários criminosos e muitos crimes hediondos, mas esse tipo de pessoa, é das piores que existe e somente quem passa por isso, sabe e entende o que é!!! Cuidado, vamos ficar espertas e divulguem o blog e sempre peça a opinião de amigos, pode ser uma ajuda importante. Falou em dinheiro, ligue o "alerta" sempre, seja que tipo de romance for.

    ResponderExcluir
  14. Eu acabei de me inscrever no parperfeito.com e logo no primeiro dia recebi várias mensagens de Americanos e Ingleses apaixonados.Em princípio não desconfiei de nada e dei o meu email. Recebi fotos e muitas histórias. Acendi o alerta quando duas das histórias eram praticamente iguais: eram viúvos que perderam suas lindas esposas e filhos em um acidente de carro. Pesquisei na internet e não eu outra! Scammer.
    Um deles foi tão idiota que me mandou um email agora pouco, dizendo que passou a noite pensando em mim, blá, blá, blá, só que o email estava com cópia para várias outras mulheres. Mandei resposta para todas fazendo um alerta e um outro para ele, mandando-o para o inferno!

    ResponderExcluir
  15. Eu recebi no meu Skype um golpe, que se diz americano, em Missão de paz no Afeganistão, enviado pela ONU, com muita tortura entre guerrilheiros e muito dramático, de estar a qualquer momento morto pelo grupo radical do Taliban, com uma forma muito violenta que estava vivendo e pedia orações para que Deus o livrasse daquele tormento tão avassalador, muito sutil diz estar despedindo e seria a última vez a falar comigo, mas que eu rezasse para ele, passou 3 dias ele voltou dizendo que tinha sido salvo, graças as minhas orações, e queria enviar de toda forma um presente para mim como forma de gratidão, eu ter salvo a vida dele pelas orações, de uma delicada atenção, afetuoso e agradecido. Desfecho: o presente era para pedir dinheiro, desliguei tudo imediatamente. o nome dele é Williams Kelly e o seu email é: williamskelly5@outlook.com, é viúvo, não tem irmãos, pais falecidos, tem um filho de 12 anos. Está aposentando do Exercito. kkk muito parecido com as histórias citadas acima. Todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir
  16. Que bom que tive a feliz ideia de pesquisar por golpes na internet! Também fui atraída pelos vigaristas e a conversa, o blá, blá, blá o mesmo! Cheguei a enviar dados (nome completo, endereço, telefone e número de documento), nada mais! Após enviar esses dados, me foi pedido cópias da documentação. Daí desconfiei e me neguei. Não enviei dinheiro, nem número de cartões de crédito. Após verificar as fotos nos sites indicados nas páginas de militares, visualizei o tal....tenho os emails que me foram enviados e irei imprimir todos. Obrigada e acredito que com esse depoimento muito mais pessoas, ao redor do mundo também serão alertadas!

    ResponderExcluir
  17. Que bom que tive a feliz ideia de pesquisar por golpes na internet! Também fui atraída pelos vigaristas e a conversa, o blá, blá, blá o mesmo! Cheguei a enviar dados (nome completo, endereço, telefone e número de documento), nada mais! Após enviar esses dados, me foi pedido cópias da documentação. Daí desconfiei e me neguei. Não enviei dinheiro, nem número de cartões de crédito. Após verificar as fotos nos sites indicados nas páginas de militares, visualizei o tal....tenho os emails que me foram enviados e irei imprimir todos. Obrigada e acredito que com esse depoimento muito mais pessoas, ao redor do mundo também serão alertadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, anos depois ainda tem ajudado e fico muito feliz, porque fui ajudada quando precisei e ninguém merece passar pela chateação e stress de um golpe!

      Excluir
  18. Acabei de descobrir hoje,que fui alvo de um scammer.Conheci através de um site, Tinder e ele se apresenta como Gerald Sonsalla ou S Gerald Asonsalla.Divorciado, militar em serviço no Afeganistão, quer se aposentar e viver aqui no Brasil.
    Pediu me para receber uma encomenda, que chegaria da Turquia, mediante pagamento de taxa, no valor de 2.400 libras esterlinas, que deveriam ser depositadas numa conta do banco itau.
    Na hora, comecei a fazer o inverso, disse que me ajudasse a depositar essa quantia via western union e o cara até então todo apaixonado e educado, perdeu as estribeiras e me xingou até...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir do momento que você começa a inverter a jogada, eles perdem a ação.Nesse mesmo dia, recebi a notificação pelo whatsapp dele, que o Sr.Gerald após vistoria de tropas em campo minado, teria sido atingido e faleceu...e para liberação do corpo, eu teria que pagar para ele ter um funeral digno.....esses nigeriamos são um bando de sacanas mesmo....

      Excluir
  19. Eu estou passando pôr isso neste momento mas o infrator ainda na o pediu dinheiro só disse que vai melhorar mandar uma caixa onde há presentes pôr uma transportadora aérea e alguns euros ele pediu meu endereço onde ele já tinha conseguido no Facebook mas o telefone e o celular na o sei o que fazer agora nem onde devo ir estou com medo pois sabem onde eu moro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga,

      A primeira coisa que eu te sugeriria fazer é não deixar seu dados pessoais no Facebook, nem para os amigos. No máximo o telefone.

      Quanto a ter medo que enviem algo, não se preocupe, não enviarão. Isso demandaria gasto para eles e isso não farão. Fique tranquila.

      Que bom que também descobriu a tempo! :)

      Excluir
    2. Fique tranquila... se fossem bons mesmo, ja tinham tirado muitooo dinheiro e teriam escolhido quem tem muitooo pra dar... O que me conforta é saber que ainda não são a maioria... existe gente boa no mundo! E tenho certeza de que agora, voce ja identificará logo os possíveis trombadinhas virtuais... daqui um tempo, voce vai dar risadas... DELES. Pois merecem ser humilhados... Fica com Deus!

      Excluir
  20. Estou sendo vítima de um..se chama Bartolo etienne com fotos de um general verdadeiro mark yener .Ele diz para mim que ele é o verdadeiro vê se pode.já mandei 450 dólares para um tal agente steve Martin que me mandou fazer o depósito para uma Deby Liana em Jacarta na Indonésia.Tenho tudo guardado <Me dá raiva em saber que eu me achava tão inteligente.Graças a Deus mandei pouco porque ele estava me pedindo 1720 para pagar o seguro do pacote que ele ia me mandar.Vão ficar umas fotos,que mandei mas essas estão no face nada que já não foi visto.Graças a Deus que a gente tem vcs para ajudar

    ResponderExcluir
  21. Como consultar uma foto de um suposto golpista?
    Tenho um me perturbando...como faço para ver a veracidade dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz se chamar Jordan Parkins.
      Diz que é Médico está na Síria
      Tem um filho de nome Smith.
      Como faço?
      Não dei nenhum dinheiro a ele. E nem vou dar! Mas quero ter a Certeza.

      Excluir
  22. Bem, parece que a historia sempre é meio parecida. também tive um caso com um americano que morava na Inglaterra e a historia muitooo triste. Cheguei a falar com o filho pequeno pelo telefone... Formam uns 3 meses de contatos diarios via internete e telefone, mas nunca a web cam... isso foi o que me salvou! Caso contrário teria acreditado, pois eles dizem o que queremos escutar. Até hoje busco inconscientemente a pessoa real das fotos que vi. Na epoca nao sabia onde denunciar nem o que poderia fazer a respeito, so exclui todos os telefones e o proprio facebook de uma hora para a outra, a pagina dele desapareceu e no mesmo link, entrava a pagina d euma outra pessoa que nao tinha nada a ver... Na epoca eu morava nos US e foi la mei primeiro contato. Era um soldado americano. A partir dele este pilantra me pediu amizade e iniciamos um processo de conhecimento. forma 2 anos... ate que a coisa comecou a ficar seria. eu já estava programando viajar a Inglaterra para encontrá-lo... imagina o perigo!Depois de tanta tragedia ele foi trabalhar na Indonesia e queria que eu fosse junto... eu disse que nao naquele momento, tempo depois veio o pedido. Me ligaram, pedindo um advogado para tirar ele da cadeia, pois havia se metido em encrenca na Indonesia, e lá que cai na cadeia nao sai mais. Uma chantagem emocional horrível, mas eu resisti... Só aí caiu a ficha de vez... GOLPE!!! Nao tenho mais fotografias , nem telefones... mas, certamente contribuiria com estes dados.

    ResponderExcluir
  23. Gente me ajudem!
    Acho que estou sendo sacaneada! Ja tem 3 dias que um tenente do exercito dos Estados Unidos (soa engraçado rs) esta teclando comigo pelo messenger do facebook. Por acaso achei esse assunto na internet e to muito preocupada. Até agora ele só esta muito apaixonado (3 dias rs), mas vendo todo esse assuntos comecei a precionar ele para que me enviasse o email funcional do exercito que termina sempre com @usa.army.mil, NUNCA com @____.com, mas nao obtive sucesso. Pedi mais fotos e nada. Até que ele se irritou e perguntou se eu estava duvidando dele, chegou até a falar que assim nao iria dar certo. Perguntou onde trabalhava e se o estabelecimento era meu e quanto eu ganhava. Claro que nao respondi pq me deixou muito intrigada. Ele se irritoi mais uma vez. Como disse, ate agora ele esta muito apaixonado e disse que pogo tera licença para voltar aos EUA e se eu quiser ele vem ate aqui. Não pediu dinheiro ainda e nem inventou uma historia mirabolante. Ainda, só disse que o filho dele, Scott de 1 ano fica com a tia dele. Pelo jeito ele nao tem familia e é divorciado. Gente to meio em divida, sera que dou corda até pegar ele em fragante? Me ajudemmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se saia logo antes que ele possa te DOPAR COM PROMESSAS DE AMOR , eles mostram documentos falsos, e usam fotos ate de pessoas que já morreram, é uma quadrilha muito organizada cuidado caia logo fora mande ir para o inferno!!

      Excluir
  24. As histórias todas são parecidas com as minhas. Apareceu Messenger Facebook a foto de um General do exército americano. Por sinal muito simpático.
    Mas não passa de um farsa. Diz que está na JORDÂNIA e que é preciso que eu peça pra eles mandaram uns documentos dele pra voar para o Brasil e se casar comigo. Muito apaixonado. Ele me ama que eu sou a razão da existência dele. Mas só eu posso salva-lo. Mandei o email e pediram 1.250 dólares....
    Achei estranho. Disse que era pra eles confessarem a transferência dos documentos. Por consistência chama também WILLIAMS. Agora não mais 1.250
    Querem 5.500 dólares....imagina...se Caio nesse golpe.....

    ResponderExcluir
  25. Anônimo 20 /01/2017
    Eu recebi no meu Skype um golpe, que se diz americano, em Missão de paz no Afeganistão, enviado pela ONU, com muita tortura entre guerrilheiros e muito dramático, de estar a qualquer momento morto pelo grupo radical do Taliban, com uma forma muito violenta que estava vivendo e pedia orações para que Deus o livrasse daquele tormento tão avassalador, muito sutil diz estar despedindo e seria a última vez a falar comigo, mas que eu rezasse para ele, passou 3 dias ele voltou dizendo que tinha sido salvo, graças as minhas orações, e queria enviar de toda forma um presente para mim como forma de gratidão, eu ter salvo a vida dele pelas orações, de uma delicada atenção, afetuoso e agradecido. Desfecho:não deixei nem ele falar mais nada desliguei tudo imediatamente. o nome dele é Philip Stevens e o email dele é: pilipstevens008@gmail.com É viúvo, não tem irmãos, pais falecidos, tem um filho Está aposentando do Exercito. mas logo comecei a pesquisar vi que muito parecido com as histórias citadas acima. Mas dei meu endreco e tem meu email.O que devo fazer?

    ResponderExcluir