17 julho 2010

Vi: Jane Eyre


Atualmente tenho visto algumas séries que baixo do blog Amo Séries e que tem muita, mas muuuuita coisa bacana. Tem também algumas minisséries. E foi então que encontrei essa versão britânica de Jane Eyre, produzido pela BBC em 2006.

São 4 capítulos que condensam o livro de Charlotte Brontë, publicado em 1847 e no que não vou me delongar muito - em falar do livro - porque estou lendo ele desde ontem.

Deu pra perceber que tô apaixonada pela história - e pelo protagonista, como o post anterior demonstra, rsrs - ?

Jane Eyre é uma moça que, depois boa parte da infância sendo maltratada pelos primos e pela viúva de seu tio, é posta em uma espécie de colégio interno. Depois de moça e de um tempo lecionando na escola, ela encontra emprego como preceptora de uma menina protegida por um senhor quarentão - ou beirando - um tanto quanto esquisito e misterioso e que nunca está em casa, passando seu tempo viajando pelo mundo.

Até conhecer Jane. Os dois acabam se apaixonando, mas as coisas não poderiam ser já que estamos no século XIX e, quem não fugiu das aulas de Literatura, deve lembrar que era tempo do Romantismo, daquele sofrimento todo no amor e tals.

Então... mas eu, que nunca fui muito fã do Romantismo, me apaixonei pela história! E pela série! A história de Jane é tristemente linda, a história do amor dos dois é linda, O Sr. Rochester é apaixonante... E tudo isso em meio a paisagem que sempre me encantou - e eu acho que o carinho e admiração que tenho pelo interior inglês é coisa de encarnações passadas, só pode!

Já percebi que o livro fala bem mais da infância dela do que a série, mas não vejo demérito nisso. A série é impecável!

Suuuuper-recomendo! Principalmente pros mais românticos.

2 comentários:

  1. shei, lembra do menino de londres que foi pra foz ano passado com o portuga? o stuart? ele é IGUAL a essa atriz. IGUAL! tô impressionada, acabei de postar uma foto dela no facebook dele. ahahahaha

    besos!

    ResponderExcluir
  2. Se fosse a cara do cara eu ia ficar morrendo de raiva de não tê-lo conhecido! hahaha

    Beijocas, bonequinha.

    ResponderExcluir