18 março 2009

Valeu a pena?

Há uns 5 anos, meu então marido, em um sábado, me buscou no trabalho e resolvemos almoçar ali por perto. Um restaurante servia um buffet que parecia feijoada e, famintos, começamos a nos servir. Para nossa decepção, depois de colocarmos as saladas no prato, descobrimos que era um buffet de peixes. Nos olhamos, pensamos por poucos milésimos de segundos e decidimos comer ali mesmo, cada um encontrando pouquíssimas coisas das quais gostava.

Na hora de pagar a conta, nova surpresa: o tal buffet era muito caro! Sei lá, ficou uns R$ 50, o que era o que pagaríamos, mesmo vivendo uma época bem apertada, por feijoada, não por peixe! Eu sabia que ele estava muito mais p*** que eu, então disse que estava tudo bem, que tinha valido a pena pelo menos para sabermos onde não comermos mais aos sábados no almoço.

Isso o convenceu e, daí em diante, sempre que fazíamos uma coisa que eu sabia que o irritaria, eu dizia: "tudo bem, valeu a pena!", e completava com diversos motivos; muitas vezes usando a idéia de que não mais repetiríamos aquilo; mas também, em muitas ocasiões, procurei mostrar o lado bom do que de ruim acontecera.

E isso acabou virando meio que um mantra na minha vida. Para tudo, tento pensar e dizer: "tudo bem, valeu a pena". É algo que me consola.

Ontem passei por uma "experiência", se é que assim posso chamar, que me magoou muito! Tanto que ainda não consegui mensurar ou derramar lágrimas pelo fato. Sabe quando a dor está lá, você sabe... mas ela fica encubada? É assim que me sinto agora.

Depois do ocorrido, quis deixar aquele momento no passado, esquecê-lo, enterrá-lo pra sempre, porque "não valia a pena ficar remexendo em dor alguma, pensando no que não tinha sido valioso", mas então... eu pensei no lado bom de tudo aquilo; nos momentos alegres que me causou no passado, nas gargalhadas dadas, nas lágrimas derramadas anteriormente de felicidade, na sensação que tive de me saber extremamente feliz, por muitos instantes! E pensei: "tudo bem, valeu a pena! Ficará no passado, logo não machucará... mas valeu a pena sim!".

Acaba que tudo vale a pena mesmo. Até quando, no final, ao contrário do desejado, não acaba bem :)

________________
Foto: a woman worth.. by vanillawork

6 comentários:

  1. Tudo vale apena na vida, independente do que, porque demostra que estamos vivos...e vivos podemos esperimentar tudo, que bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Ana!

    A questão toda é estarmos vivos!! :D

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. A experiência tem um valor muito grande. Às vezes vem impregnda de dor. Paciência. Não adianta chorar sobre o leite derramado. Deixa estar que tudo melhora logo, logo.
    Boa semana. Cheiro grande.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dora,

    Pois é. Tô muito bem. E experiências sempre valem mesmo! Fernando Pessoa já dizia que tudo vale a pena quando a alma não é pequena, não é?

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Sheila,
    Adorei o seu blog.
    bjs no coração sempre Juliana

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju,

    Obrigadíssima :)

    Beijocas.

    ResponderExcluir