
Uma das minhas colegas da faculdade é atriz de teatro, tem um grupo com dois outros atores. Eles são ótimos! Muitas das peças do grupo são escritas por eles mesmos e uma delas, Romeu e Julieta Acústico, é uma das coisas mais divertidas que já vi!
Pois bem, a Cláudia, essa colega, foi convidada, junto com outros atores da região, para fazerem um teste para atuarem em uma série/minissérie/seriado - não sei ao certo - da GLOBO. Ela não estava muito empolgada porque seu negócio é teatro, mas, com insistência de amigos e do pessoal da produção, foi. Achou que não passaria, mas foi chamada, semana passada, para fazer o teste de figurino.
O tal teste foi marcado para às 16h em um hotel 4 estrelas da cidade. Todos os atores selecionados tiveram que esperar a diretora até às... 22h(!). A diretora é uma sobrinha do Chico Anysio, mãe de uma atriz que na novela das 8 - que passa às 9 - é a irmã esquisita de um mocinho de olhos claros, muito lindinho, galã. Ela já foi casada com um diretor de novelas da mesma emissora. Não darei nomes, mas não é coisa difícil de se descobrir.
Bom, mas voltando ao teste, a diretora chegou às 22h e pediu, ali na recepção do hotel mesmo, para saber quem tinha sido escalado pra cada papel. Quando chegou na minha colega, uma das produtoras disse pra ela:
- Eles farão o casal que briga no apartamento do hotel.
- Não, não pode! - disse a diretora - não dá! Eles são negros. Ninguém vai acreditar que são hóspedes de hotel! Ele... ele pode até ser, mas ela tem cara de pobre; vão achar que ela é empregada do hotel. - ela então apontou pra uma moça, "egressa" de uma escola de modelos da cidade, alta, clarinha, e continuou: - pra hóspede tem que ser alguém assim. Aí vão acreditar que é hóspede! - voltou-se para a minha colega e disse: - nada pessoal, tá querida?
A Clau, não sei como, ainda sem chorar, disse pra ela:
- Olha, eu não vou te responder porque aí vai ficar f***!
E saiu do hotel arrasada.
Um monte de coisa me chocou nisso tudo!
Como pode uma diretora de um canal tão conceituado, que tem tantos programas que tocam nessa questão do preconceito racial, agir assim?
Como pode um ser-humano humilhar tanto outro assim?
Como assim negro não tem cara de hóspede de hotel? Em que país essa mulher vive? Aliás, em que planeta?! Porque em qualquer país há brancos, negros, amarelos se hospedando diariamente em hotéis!
A Clau ficou muito, mas muito mal! No dia que me contou isso, saiu várias vezes da sala de aula pra chorar. Várias pessoas pediram pra ela tomar uma pedida legal e ela ainda estuda o que fazer.
Eu quis contar aqui essa história para que outras pessoas soubessem como essa senhora tratou uma atriz maravilhosa... mas que não tem a cor certa na opinião da digníssima diretora. Minha esperança é que esse tipo de coisa um dia, definitivamente, pare de existir!
E Clau, o azar é do programa, não seu!
preconceito é sempre assim, uma idiotice sem tamanho, já conheci muita gente legal que não chegaria nem perto se eu mantivesse todos os preconceitos que já tive...
ResponderExcluirmas diga para a Clau ignorar, provavelmente um dia ela vai ser diretora no lugar da moçoila, e a preconceituosa vai estar no retiro dos artistas =D
Pois é. Pena que nem todos se toquem do quão idiota é, né?
ResponderExcluirA Clau não vai querer ser diretora de tevê. Seu grupo indo longe, continuando as participações em festivais e sendo aplaudido, já a deixará muito feliz :)