Pular para o conteúdo principal

Infelizmente preconceito não é coisa do passado...

Escolhi uma figura engraçadinha para ilustrar uma situação, na realidade, muito triste e vergonhosa.

Uma das minhas colegas da faculdade é atriz de teatro, tem um grupo com dois outros atores. Eles são ótimos! Muitas das peças do grupo são escritas por eles mesmos e uma delas, Romeu e Julieta Acústico, é uma das coisas mais divertidas que já vi!

Pois bem, a Cláudia, essa colega, foi convidada, junto com outros atores da região, para fazerem um teste para atuarem em uma série/minissérie/seriado - não sei ao certo - da GLOBO. Ela não estava muito empolgada porque seu negócio é teatro, mas, com insistência de amigos e do pessoal da produção, foi. Achou que não passaria, mas foi chamada, semana passada, para fazer o teste de figurino.

O tal teste foi marcado para às 16h em um hotel 4 estrelas da cidade. Todos os atores selecionados tiveram que esperar a diretora até às... 22h(!). A diretora é uma sobrinha do Chico Anysio, mãe de uma atriz que na novela das 8 - que passa às 9 - é a irmã esquisita de um mocinho de olhos claros, muito lindinho, galã. Ela já foi casada com um diretor de novelas da mesma emissora. Não darei nomes, mas não é coisa difícil de se descobrir.

Bom, mas voltando ao teste, a diretora chegou às 22h e pediu, ali na recepção do hotel mesmo, para saber quem tinha sido escalado pra cada papel. Quando chegou na minha colega, uma das produtoras disse pra ela:

- Eles farão o casal que briga no apartamento do hotel.
- Não, não pode! - disse a diretora - não dá! Eles são negros. Ninguém vai acreditar que são hóspedes de hotel! Ele... ele pode até ser, mas ela tem cara de pobre; vão achar que ela é empregada do hotel. - ela então apontou pra uma moça, "egressa" de uma escola de modelos da cidade, alta, clarinha, e continuou: - pra hóspede tem que ser alguém assim. Aí vão acreditar que é hóspede! - voltou-se para a minha colega e disse: - nada pessoal, tá querida?

A Clau, não sei como, ainda sem chorar, disse pra ela:

- Olha, eu não vou te responder porque aí vai ficar f***!

E saiu do hotel arrasada.

Um monte de coisa me chocou nisso tudo!

Como pode uma diretora de um canal tão conceituado, que tem tantos programas que tocam nessa questão do preconceito racial, agir assim?

Como pode um ser-humano humilhar tanto outro assim?

Como assim negro não tem cara de hóspede de hotel? Em que país essa mulher vive? Aliás, em que planeta?! Porque em qualquer país há brancos, negros, amarelos se hospedando diariamente em hotéis!

A Clau ficou muito, mas muito mal! No dia que me contou isso, saiu várias vezes da sala de aula pra chorar. Várias pessoas pediram pra ela tomar uma pedida legal e ela ainda estuda o que fazer.

Eu quis contar aqui essa história para que outras pessoas soubessem como essa senhora tratou uma atriz maravilhosa... mas que não tem a cor certa na opinião da digníssima diretora. Minha esperança é que esse tipo de coisa um dia, definitivamente, pare de existir!

E Clau, o azar é do programa, não seu!

Comentários

  1. preconceito é sempre assim, uma idiotice sem tamanho, já conheci muita gente legal que não chegaria nem perto se eu mantivesse todos os preconceitos que já tive...

    mas diga para a Clau ignorar, provavelmente um dia ela vai ser diretora no lugar da moçoila, e a preconceituosa vai estar no retiro dos artistas =D

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Pena que nem todos se toquem do quão idiota é, né?

    A Clau não vai querer ser diretora de tevê. Seu grupo indo longe, continuando as participações em festivais e sendo aplaudido, já a deixará muito feliz :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe