
Fui ver o filme Operação Valquíria com amigos. A história é a seguinte: um grupo de militares e políticos alemães decidem assassinar Hitler por não acreditarem mais nos rumos que ele dá à Segunda Guerra Mundial e à Alemanha. Tom Cruise é o Cel. Stauffenberg, militar que, após ter seu pelotão atacado no norte da África e sofrido graves ferimentos, está de volta ao seu país e é recrutado pelo grupo de golpistas. O filme conta, então, como eles colocaram esse plano em ação.
Assuntos ligados à Segunda Grande Guerra sempre me interessaram, acho que, principalmente, porque não vejo nenhum dos lados como vilões, já que vítimas e grandes perdas aconteceram tanto na Alemanha quando na França, por exemplo, que estavam em lados opostos. Qualquer guerra sempre me parece cruel e incompreensível.
Tom Cruise está lindíssimo e ótimo no papel. Li uma crítica que dizia que ele estava muito frio no papel... Peraí, comassim? O que esperavam de um coronel do exército alemão planejando um golpe de Estado?!
Além dele, e por isso escolhi esse cartaz alemão pra ilustrar o post, o resto do elenco é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O e recheado de atores que eu adoro!! Kenneth Branagh, Tom Wilkinson, Bill Nighy, Terence Stamp...
Uma coisa "engraçada" é que, mesmo sabendo que Hitler só morreu quase um ano depois, ou seja, sabendo que esse, que foi o 15º (!!) atentado contra a vida do líder nazista, não deu certo, nós nos pegamos no cinema torcendo por eles e chocados quando sabemos que não deu certo...
Muito bom mesmo! Recomendo!!
Curiosidade: A Valquíria (Die Walküre, no original alemão) é uma ópera deWagner, compositor preferido de Hitler. Por conta disso, durante muitos anos, as obras de Wagner foram renegadas por maestros que tocavam em Israel.
Ainda não vi, mas está na minha lista de prioridades, por causa do Tom e também porque adoro assuntos da 2ª guerra. bjs
ResponderExcluirAh, você então vai adorar o filme!!
ResponderExcluir