01 março 2009

Vi: Operação Valquíria

Ontem à noite eu me lembrei porque Tom Cruise foi a minha paixão da adolescência e porque, quando eu tinha 13 anos, uma foto linda do rosto dele - arrancada de alguma Capricho - era o meu tesouro no lado de dentro de uma porta do meu guarda-roupa.

Fui ver o filme Operação Valquíria com amigos. A história é a seguinte: um grupo de militares e políticos alemães decidem assassinar Hitler por não acreditarem mais nos rumos que ele dá à Segunda Guerra Mundial e à Alemanha. Tom Cruise é o Cel. Stauffenberg, militar que, após ter seu pelotão atacado no norte da África e sofrido graves ferimentos, está de volta ao seu país e é recrutado pelo grupo de golpistas. O filme conta, então, como eles colocaram esse plano em ação.

Assuntos ligados à Segunda Grande Guerra sempre me interessaram, acho que, principalmente, porque não vejo nenhum dos lados como vilões, já que vítimas e grandes perdas aconteceram tanto na Alemanha quando na França, por exemplo, que estavam em lados opostos. Qualquer guerra sempre me parece cruel e incompreensível.

Tom Cruise está lindíssimo e ótimo no papel. Li uma crítica que dizia que ele estava muito frio no papel... Peraí, comassim? O que esperavam de um coronel do exército alemão planejando um golpe de Estado?!

Além dele, e por isso escolhi esse cartaz alemão pra ilustrar o post, o resto do elenco é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O e recheado de atores que eu adoro!! Kenneth Branagh, Tom Wilkinson, Bill Nighy, Terence Stamp...

Uma coisa "engraçada" é que, mesmo sabendo que Hitler só morreu quase um ano depois, ou seja, sabendo que esse, que foi o 15º (!!) atentado contra a vida do líder nazista, não deu certo, nós nos pegamos no cinema torcendo por eles e chocados quando sabemos que não deu certo...

Muito bom mesmo! Recomendo!!

Curiosidade: A Valquíria (Die Walküre, no original alemão) é uma ópera deWagner, compositor preferido de Hitler. Por conta disso, durante muitos anos, as obras de Wagner foram renegadas por maestros que tocavam em Israel.

2 comentários:

  1. Ainda não vi, mas está na minha lista de prioridades, por causa do Tom e também porque adoro assuntos da 2ª guerra. bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, você então vai adorar o filme!!

    ResponderExcluir