Pular para o conteúdo principal

Vi: As aventuras de Pi



"Acredite no extraordinário".

Nunca fui de me ater muito a frases de cartazes de filmes e tals. Acho-as, no geral, bem fuleirinhas e genéricas, sem nada de especial a dizer.

No entanto, depois de ver As aventuras de Pi (Life of Pi, EUA, 2012) - como meu amigo Rubens diz: "só Deus na causa deste título brasileiro" tão "sessão da tarde"! - duas vezes e ler o livro, "acredite no extraordinário" é a frase perfeita e o pensamento que temos que ler diante desta história.

Eu sou entusiasta de muitos filmes! Uma vez minha irmã me acusou de nunca desgostar de filme algum, o que também não é verdadeiro, já que desgosto de vários! No entanto, meu entusiasmo por Pi é único, porque o filme é único!

Desde a cena de abertura, mostrando animais em um zoológico da Índia, tudo que vemos na tela é de encher os olhos de deslumbre! Eu sei que quem curte cinema se divide diante do 3D mas eu sinto por quem não pode ver o filme com esta tecnologia que deixa o filme quase palpável.

Mas o filme vai além do 3D: em imagens "comuns", cada cena de Pi também seria de uma beleza singular!

Bom, pra quem não sabe da história, Piscine Molitor Patel é um rapazinho indiano que tem seu nome em "homenagem" a uma piscina francesa. Nascido hindu, Piscine conhece o cristianismo e o islamismo ainda novinho e começa a professar as três religiões, de forma dedicada. Enquanto isso, na escola, Piscine torna-se Pi - sim, como em 3,14... - e, aos 16 anos, em mudança para o Canadá com sua família e boa parte dos animais do zoo, o cargueiro onde viajam naufraga sobrando Pi, uma hiena, uma zebra, uma orangotango e um tigre no bote salva-vidas. Rapidamente a população do barco se reduz a Pi e ao tigre, Richard Parker - pra saber o porquê do nome incomum tem que ver o filme ;) Ao longo dos 227 dias no mar, os dois náufragos passam por aventuras jamais imaginadas possíveis e uma afetuosa e estranha relação nasce entre os dois.

Irrfan Khan faz Pi adulto, já no Canadá, conta a história. Gosto muito do ator, que conheci em Nome de família, filme que adoro e sobre o qual comentei aqui. Já aos 16, quem dá vida ao personagem é Suraj Sharma, um rapazinho indiano bonitinho que nunca tinha atuado antes e que é tão bom no papel que torna difícil crer nisso!

Entre as pessoas que já viram o filme, o mais comentado tem sido a questão da religião comentada ali. Há quem ache que o filme puxa a sardinha pra religião, mas já ouvi gente dizer que o filme é imparcial. A minha opinião? Sinceramente não sei. Como religiosa - no sentido de que tenho uma religião que tento praticar -, eu acho que o filme fala de uma forma belíssima de Deus e de fé mas acho que vai muito além disso!

Vale muito a pena assistir! Lindo, lindo, lindo!

Em tempo, Pi concorre, no próximo mês, a 11 prêmios Oscar, incluindo melhor filme, melhor direção - Ang Lee, sempre maravilhoso! - e melhor roteiro adaptado.

Abaixo, um dos trailers do filme:



Comentários

  1. If you USB ports are located on the back of your computer, you are out
    of luck and will need the extension. Stop wasting money on expensive dvd camcorders when a cheap
    one will do the trick. The Quasar VM-L153 camcorder also has a feature they call a EIS.
    The last thing you would want is run out of battery power during
    an interesting underwater shoot.

    Here is my web-site ... Camcorder Reviews

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe