21 janeiro 2013

Vi: O exótico Hotel Marigold


Eis um filme pelo qual me apaixonei vendo um cartaz com propaganda do lançamento dele na Espanha, quando por lá estava em março. 

Não sei se foi o título, se foi por conta da Judi Dench, da Maggie Smith, do Dev Patel e outros atores conhecidos no cartaz ou pela clara alusão a algo acontecendo na Índia... Não sei, só sei que quis muito ver desde então até porque é o que chamo de meu tipo de filme: meio drama, meio comédia, fofo, elenco afiado e, ainda por cima, britânico!

Acabei assistindo O exótico Hotel Marigold (The best exotic Marigold Hotel, UK, 2011) só em outubro e foi tudo o que eu esperava!

No filme, sete idosos ingleses - intepretados por, entre outros, Judi Dench, Maggie Smith, Bill Nighy e Tom Wilkinson - vão para a Índia depois de se encantarem pela bela descrição do Best Exotic Marigold Hotel. Cada um deles enfrenta um problema: a recém-viúva que descobriu que o marido devia até "as cueca" - Dench - ; a racista que se recusa a ser atendida por um médico negro porque quer um médico "inglês" mas que vai pra lá pra fazer um transplante de fêmur; a que não aceita a idade e quer mais um marido rico; a sua versão masculina, um velhinho querendo uma esposa... 

O hotel é administrado por Sonny - Dev Patel, protagonista de Quem quer ser um milionário?, adorável, mais uma vez - e não tem como não rir dos arranjos do estabelecimento e de seus empregados, como o "Jovem" Wasim, um senhorzinho miúdo que tem uns 70 anos ou os quartos, literalmente, caindo aos pedaços. 

São 2h de filme mas passam bem rápido, alternando momentos cômicos e os mais dramáticos - não disse que era o meu tipo? -, principalmente envolvendo questões relativas à idade e ao momento da vida de cada um dos hóspedes.  Isso, aliás, é uma das melhores sacadas do filme porque, dificilmente nós vemos filmes com idosos como protagonistas e tratados de forma séria, sem pieguice, pena ou buscando na velhice apenas um tema para piadas estúpidas. 

Legal é também que a Índia não é embelezada ou ocidentalizada pra ficar bem aqui, imagino que seja bem próximo do que é mesmo. Há o que funciona e o que não funciona. Beleza e miséria. 

Um filme adorável e que, nessas épocas de premiações cinematográficas, têm concorrido a alguns prêmios importantes, como o Globo de Ouro de Melhor Comédia ou Musical - que perdeu, mas tudo bem.

Super-recomendo pra quem quer um filme leve, simpático e que dá, no final, aquela sensação gostosa de que valeu a pena perder (?) umas horinhas vendo um filme agradável.

Um comentário:

  1. Heya i'm for the first time here. I found this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I am hoping to present one thing back and help others like you aided me.

    My web site Static eliminator

    ResponderExcluir