14 setembro 2010

Vi: Nosso Lar


Vocês conhecem o Celso Sabadin? Ele é um crítico de cinema que eu adoro desde que o mesmo tinha um quadro no programa Dia-a-Dia original na Band, no começo dos anos 90.

O Celso - amiga íntima, né? rsrs - escreve no Cineclick, site da UOL, sobre cinema e escreveu uma crítica muito bacana sobre o filme Nosso Lar - essa aqui - na qual, a coisa mais legal que ele escreveu foi logo no começo dizendo que falaria do filme e não do Espiritismo. Coisa inteligente pra se fazer se não se tem intimidade com o assunto - já pensaram se eu fosse falar de assuntos católicos aqui tipo o que é o Espírito Santo? Eu só falaria asneiras!

Bom, mas indo ao assunto do post, fui ver Nosso Lar numa sessão vespertina do cinema - já contei pra vocês que acho muito legal ir à tarde ao cinema? - e encontrei vários espíritas por lá. E é este, provavelmente, o público que mais vai gostar do filme.

Na lista de cinema da qual faço parte no Yahoo! surgiu a discussão sobre o filme ser religioso ou não, para um segmento ou não. Sim, e sim. É um filme religioso, é para espíritas e curiosos. Porque a temática não é simples. Porque é mais fácil entender o filme quando já se leu o livro. Porque o Espiritismo tem muita coisa que pode soar - e soa! - "viagem" demais pra quem não o estuda - porque espírita, aquele que frequenta Centro mesmo, passa a vida estudando!

Eu sugiro a leitura da crítica do Celso com a qual concordei bastante. É um bom filme, tem uma lição bacana - e não é à toa que tantos gostam tanto de André Luiz, personagem principal do filme e do livro e o seu narrador, que era que nem a gente aqui na Terra, cheio de falhas, mas mostra que não estamos perdidos ou sozinhos -, tem uma trilha sonora maravilhosa... mas é também irregular nos efeitos especiais, em alguns momentos bem fraquinhos e que, por vezes, tem um tom didático, professoral demais; provavelmente tentando "alcançar" os que não conhecem a Doutrina Espírita.

Se eu recomendo o filme? Recomendo. Mas saibam que, mesmo sendo um filme com uma temática cristã, de superação é, acima de tudo, um filme espírita.

2 comentários:

  1. Oie, assisti o filme hoje (cheguei em Foz ontem :D). Agora estou com medo de ir parar no umbral e ficar "comendo" lama. Eca!!! rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi!!

    Benvinda de volta :))

    Menina, antes de saber da lama, eu já morria de medo do umbral - infelizmente não o suficiente pra passar lá o menos tempo possível! rsrs

    Vamos combinar uma ida ao cinema juntas!

    Beijocas.

    ResponderExcluir