09 setembro 2010

Li: Enterro Celestial


Quanto tempo dura o amor?

Não acredito em pesquisas que datam esse ou aquele sentimento, muito menos o amor. Wen, a protagonista de Enterro Celestial também não.

Xinran, uma jornalista chinesa que fugiu para a Inglaterra nos anos 1990 para poder publicar seus livros contando as histórias das mulheres chinesas, e de quem já falei aqui, relata neste livro a história de Wen que, por cerca de 30 anos, procurou pelo marido no Tibete. Eles eram recém-casados quando ele, médico, foi mandado para aquele país com o exército chinês e logo foi dado como morto. Wen se alista no exército também, igualmente como médica mas, logo que chega ao Tibete, sua vida sofre um revés que a faz vagar por três décadas em um país tão diferente do seu, conhecendo o povo, a religião, os costumes, a língua.

Impossível ler sem se emocionar com os personagens, com as histórias, com o amor de Wen e de sua amiga tibetana Wuoma...

Por fim, nunca achei que China e Tibete fossem tão diferentes e tive uma aula sobre o pequeno país do Dalai Lama que há décadas vive sob dominação chinesa. Muitas vezes, no meio da leitura, me peguei surpresa ao lembrar que aquela história era real, verdadeira, o que a torna mais marcante ainda!

Um dos livros mais tocantes e bonitos que já li. Sou fã de carteirinha da escrita de Xinran!

Título original: Sky Burial
Autora: Xinran
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário