"Com uma orquestra, os jesuítas dominaram todo o continente. Assim os índios Guarani foram finalmente submetidos à eterna misericórdia de Deus e à curta misericórdia dos homens". (Padre Altamirano, em A missão)
A colonização da América Latina inteira - do México ao sul da Argentina - foi absurdamente sangrenta, cruel, vergonhosa. A literatura latino-americana tem vários poemas e histórias que tratam do assunto. No Brasil, praticamente não conheço nada que trate disso, a não relatos como no Mato Grosso, numa cidade onde meu pai morou e que o Rio de Sangue corta a cidade e ganhou esse nome na época que o Mal. Rondon andou por aqueles lados e tornou o rio vermelho com o sangue de índios mortos. E nem faz tanto tempo isso, uns cento e poucos anos!
A região aqui de Foz faz parte atualmente da região onde foram construídas várias missões jesuíticas no século XVIII. Desde Santo Ângelo, no RS, cruzando a província de Misiones na Argentina e o Departamento do Alto Paraná, no Paraguai - que fazem ambos fronteira com Foz - os padres jesuítas construíram cidades extremamente bem organizadas e pacíficas em meio a briga de Portugal e da Espanha pelo território e pelo índios, povo perfeito para ser escravizado.
A história de A missão (The mission, Inglaterra, 1986) se passa na metade do século XVIII. Gabriel - Jeremy Irons - é o padre mandado pra região para catequizar os Guaranis da região e os quais, através da música primeiramente, acaba conquistando. Rodrigo - Robert De Niro - é um caçador de escravos que, depois de cometer um crime do qual não se perdoa, se junta aos jesuítas e aos Guaranis que antes escravizava. Pouco depois, chega na região um enviado do Papa, o ex-jesuíta Altamirano - Ray McAnally - para decidir o que fazer com o território e com as missões.
Para mim, tudo funciona no filme. A trilha sonora de Ennio Morricone é inesquecível, umas das minhas preferidas mesmo antes de ver o filme - vocês com certeza conhecem a canção "Gabriel's oboe", mesmo que não saibam o nome dela! -, a fotografia, com a imagem impactante das Cataratas é deslumbrante! Eu sempre fico pensando como foi pros primeiros brancos darem de cara com elas ainda no século XVI e, o modo como elas são fotografadas, lindas mas também assustadoras, dá uma idéia de como realmente estes homens a viam ao chegar aqui. Robert De Niro está simplesmente perfeito! Seus silêncios, seus olhares, seu pranto... Tudo, tudo, tudo é magistral! Jeremy Irons está ótimo também, mas por seu personagem ser dócil e comedido, a gente acaba notando mais De Niro. E ainda tem Liam Neeson, novinho...
Quem for ver, não desligue na hora dos créditos! Tem filme depois dele ainda!

6B54BAFA22
ResponderExcluirTakipçi Satın Al
Avast Etkinleştirme Kodu
İnstagram Aktiflik Görme Hilesi
Market Puan Hilesi
İzlenme Hilesi
Pvp
Video indir
Arkadaşlarla Oynanacak Oyunlar
En İyi Animasyon Filmleri