23 março 2011

Elizabeth Taylor (1932-2011)


Elizabeth Taylor foi uma das primeiras atrizes que eu aprendi o nome, ainda criança. Chorei um monte com ela, Roddy McDowall e a Lassie em Lassie come home, na Sessão da Tarde. A identificava como a única pessoa no mundo com olhos cor de violeta - depois conheci ua Vikki, com olhos violeta também, e descobri que a Liz Taylor não era a única, mas isso não diminuiu sua beleza pra mim.

Mais tarde, conhecendo um pouco da sua história, admirei-a pela amiga fiel que foi de Montgomery Clift no período mais negro da vida dele depois que ficou desfigurado por conta de um acidente de carro - saindo de um jantar na casa dela. Nos anos 80 ela foi novamente uma amiga fiel, agora de Rock Hudson e, depois de sua morte, se tornou a primeira pessoa famosa que eu ouvi falar de AIDS quando eu nem sabia direito o que era isso.

Admirei-a como a mulher que buscou tantas vezes o amor, me emocionei com a história do seu casamento com Mike Todd que acabou tragicamente com a morte dele e, romântica, entendi as idas e vindas da sua relação intempestiva com Richard Burton.

Tive pena dela com a saúde sempre frágil, com problemas desde muito nova - os de coluna começaram, dizem, ainda criança, depois que caiu de cavalo em uma cena de A mocidade é assim, de 1944.

Sempre a imaginei com um coração gigante, alguém muito especial.
Pra mim, com ela, termina uma fase única de Hollywood. Não lembro de nenhuma atriz com o brilho dela ainda viva.

Que bom que ela deixou uma filmografia gigante pra ser sempre lembrada :)

2 comentários:

  1. Oi Sheila, ficou muito bom esse texto, já tinha lido ontem no CF, Taylor foi uma atriz fantástica, o cinema sofreu uma das maiores perdas dos últimos anos, q bom q ela deixou um legado de grandes filmes para sempre ser lembrada. Ps.: No meu blog postei a lista c/todos filmes q vi c/ela!
    Bjão! Diego!

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego,

    Obrigada :)

    Fiquei de verdade sentida com a morte dela.

    Vi ontem sua lista de filmes dela. Claro que vi muitos menos que você. rsrs

    Beijocas.

    ResponderExcluir