Pular para o conteúdo principal

Vi: O túmulo dos vagalumes


O túmulo dos vagalumes -Hotaru no Haka, Japão, 1988 - conta a história de Seita, um adolescente e sua irmãzinha Setsuko, que se vêem sozinhos no mundo depois que a mãe morre em decorrência de ferimentos causados durante um bombardeio à cidadezinha deles no Japão durante a II Guerra Mundial. Primeiro eles vão viver na de uma tia que quando não recebe mais ajuda financeira deles começa a destratá-los. Seita resolve então levar a irmã para irem viver em um antigo abrigo anti-aéreo.

Mas a vida em tempos de guerra, sem notícias do pai que é oficial da Marinha, e sem dinheiro, não é fácil e não demora para tudo ficar cada vez mais complicado para os irmãos...

O que escrevo aqui é mais ou menos o que escrevi no meu grupo de cinema do Yahoo! porque é difícil até relembrar o filme, que terminei de ver muito emocionada, com o peito apertado e, claro, chorando, tocada pelos personagens, com o amor do irmão maior, um piazinho, um moleque, que tenta preservar sua irmã de toda a maldade e mesquinhez do momento em que vivem.

A gente costuma sempre ver filmes que contam o lado dos vencedores das guerras. Quantos filmes japoneses ou alemães, ou até mesmo italianos, vemos sobre a II Guerra Mundial? E quantos estadunidenses? A gente pode falar em mocinho e bandido em uma guerra? A gente não mensura sofrimento, mas eu tendo, nesses episódios, a simpatizar mais com quem perdeu do que com quem "ganhou".

O túmulo dos vagalumes é uma das coisas mais lindas, tocantes e tristes que eu já vi sobre a II Guerra Mundial!

Pensando bem, conhecer a versão dos mais novos sempre é a mais comovente - vide O diário de Anne Frank e outras obras narradas por crianças falando de guerra.

O túmulo dos vagalumes já se tornou um dos meus filmes preferidos de sempre.

P.S.1: Ao procurar um pôster do filme pra ilustrar o post, descobri que em 2008 foi lançado outro filme baseado no mesmo livro, mas desta vez com atores de carne e osso.

P.S.2: Aproveitando que falamos de Japão em momento de sofrimento no passado, vamos mandar pensamentos positivos e preces pra este povo que, mais uma vez, passa por um momento tão delicado e doloroso!

Comentários

  1. Nossa, eu quero muito ver, muito mesmo! Vou ver se acho! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Espero que encontre, Helo. E depois me conta o que achou!

    Beijocas, boa semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe...

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um...

Você sabe o que é um "scammer"?

Eu fico tanto tempo sem escrever que, quando volto, fico com vergonha, pode? Em minha defesa quero dizer que andei muito ocupada e sem nada de interessante pra escrever e que ando visitando os blogs que curto mas NÃO CONSIGO comentar há semanas! Sempre dá erro. Mas, vamos ao que me motivou voltar a escrever um post . E senta confortável porque a história é longa mas muito séria e importante de ser conhecida. Vocês já ouviram falar em scammer ou scam ? Scam , traduzindo meia-boca do original inglês, é um golpe, trambique, cambalacho. Scammer é quem o pratica. Na internet os scams mais conhecidos são aqueles golpes que com certeza vocês já conhecem de receber um email dizendo que tem um dinheiro em um banco africano e que você foi escolhido pra ficar com aqueles milhões. Já não recebeu um desses emails? Mas existe mais um tipo de scam que tem se alastrado e que eu conheci este final de semana, da forma mais dolorosa: quase sendo vítima dele. É o scam românti...