Pular para o conteúdo principal

Vi: As vantagens de ser invisível



Aos 14 anos, em 1990, eu entrei no 1º ano do Científico - atual Ensino Médio - em uma escola no interior da Bahia. Aos 17, terminava o 3º ano aqui em Foz, tendo passado, nestes período, por 3 Estados e 5 escolas. Ou seja, eu passei o Científico sendo, em boa parte destes três anos, a aluna recém chegada, que não conhecia ninguém além da minha irmã.

Isso posto eu quero dizer que As vantagens de ser invisívelThe perks of being a wallflower, EUA, 2012 - me emocionou de diversas maneiras, inclusive por me identificar, neste ponto, com Charlie, o protagonista do filme.

Felizmente no Brasil, pelo menos nas escolas que estudei, ser calouro "só" te faz ser olhado com curiosidade ou ser ignorado; o que é fichinha perto de ser atormentado por veteranos, como sempre mostram os filmes estadunidenses. E Charlie - Logan Lerman - vivencia isso.

A história se passa entre 1991 e 1992, Charlie está começando o Ensino Médio depois de passar, no ano anterior, pelo suicídio do melhor amigo e por uma depressão profunda que resultou em sua internação em um hospital psiquiátrico. Os antigos colegas do Fundamental fingem não o conhecer, a irmã avisa que não anda com calouros e a solidão de Charlie é quebrada, em parte, ao conhecer o professor de Inglês Avançado - Paul Rudd, seu lindo! - e, definitivamente, ao conhecer os "meio-irmãos" Sam - Emma Watson - e Patrick - Ezra Miller -, que também não são populares na escola e já passaram por uns mal bocados: Sam por ter ganhado "má fama" ao entrar na escola e ter ficado com um monte de carinhas, Patrick por ser debochado e gay. Junto a outros amigos pouco convencionais, eles acolhem Charlie que, até então, se achava invisível.

É tão duro ser adolescente! Quando olho pra trás, é a única época da minha vida que, se eu pudesse, eu não gostaria de reviver! É tempo de inseguranças mil, de cobranças, de incertezas... 

No entanto, o filme traz um monte de pontinhos de beleza e esperança para essa época. Talvez sejam apenas formas de se tentar escapar da mesmice, dos problemas... mas não é isso que nós adultos muitas vezes fazemos também?

E, por mostrar a adolescência de desta forma, o filme é, ao mesmo tempo fofíssimo e doloroso. 

O elenco é ótimo e é tão bom ver uma molecadinha afiada, convincente em seus papéis, capazes de alternar momentos de alegria esfuziante com tristezas gigantes! Lerman confere uma delicadeza acima do normal para o seu Charlie e me emocionou também ao me fazer lembrar do curtíssimo período que uma pessoa muito próxima a mim, ao 16 anos, passou internada com depressão profunda.  Emma Watson e Ezra Miller - que eu não conhecia - estão maravilhosos também!

A trilha sonora igualmente é um show! Muita música dos anos 80 e algumas do começo dos anos 90 - tá, isso era muito bom na minha adolescência - tendo Heroes, de David Bowie como destaque.

O filme não tem a melhor fotografia, já vi no IMDb que tem uns errinhos de tempo/datas, mas acho que é muito mais um filme para se sentir do que pra se anotar detalhes técnicos.

Especialíssimo!

P.S.1 E esse título não é a coisa mais linda de poético?? 

P.S. 2 Curiosidade: Heroes também foi gravada pela banda Wallflowers. Wallflower, em inglês - e do título original - é alguém tímido ou impopular que não se socializa. Um "wallflower" normalmente tem um talento que ele não mostra na frente de pessoas estranhas. Provavelmente como os componentes da banda se viam. Aqui Heroes na versão do Wallflowers, a primeira que eu conheci, antes mesmo de ouvir a original do Bowie.

Comentários

  1. Se eu te contar que li esse teu post antes de embarcar... e, por coincidência - ou não! - esse filme estava disponível na televisãozinha do avião. Como eu não conseguia dormir, resolvi assistir, lembrando dos seus elogios. Chorei horrores, me emocionei demais. O cara do meu lado ficou até assustado que eu não parava de soluçar. O filme é lindo demais. E a adolescência é igualmente uma fase que eu não gostaria de reviver...

    Valeu muito a pena tua indicação, hahaha, ainda que implícita. Beijos!

    P.S.: fiquei curiosa pra ver suas fotos na Serra da Estrela... hoje fui lá, pela primeira vez, e mal deu pra ver neve, choveu o tempo todo. Se quiser me mandar no e-mail vou adorar ver! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty,

      Que bom que gostou do filme e foi, de alguma forma, sob influência minha que o viu! hahaha Eu amei demais!!

      Menina, fotos por email?! Fia, as fotos são de 1996, tudo de papel, lembra como era? hahaha

      Beijão.

      Excluir
  2. Poxa Bruna, obrigada :)

    Será sempre benvinda.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Sheila!!! Nunca te disse isso - até porquê faz pouco tempo que fiz uma imersão pessoal ao passado e me vi com outros olhos. Tive que voltar lá porquê muito do que aprendi lendo sobre autismo e Síndrome de Asperger acendeu várias luzinhas vermelhas sobre eu mesma, sobre meu comportamento na infância e adolescência. Se eu te dissesse hoje que provavelmente tenho síndrome de asperger você acreditaria? Mas e aquela menina que você conheceu no segundo grau - lembra dela? Aí você pensaria diferente? Saiba então que você foi personagem chave para me tirar da minha concha - você me viu. Falou comigo. Foi minha melhor - e única - amiga. Nem eu tinha consciência disso até alguns meses atrás... E desde então estou ensaiando na cabeça como te contar isso. E ler esse seu post fez as palavras jorrarem. Então Sheila, fica aqui publicamente meu muito obrigada atrasado - você me ajudou muito a ser hoje quem eu sou. E ainda vou te contar muito do que descobri sobre mim, mas isso vai ser pessoalmente ;)
    Te amo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe