Pular para o conteúdo principal

Doar


Amanhã é "Dia da Doação Voluntária de Sangue" e "Dia Internacional do Doador de Sangue".

Há nove anos sou doadora de sangue no Hemonúcleo aqui de Foz. Procuro ir pelo menos duas vezes ao ano (tem um tempo que precisavamos respeitar entre as doações, pras mulheres é um tempo mais longo que pros homens).

Decidi doar depois de ver a Soninha (Francine, que foi candidata a prefeita de São Paulo este ano), no seu programa na MTV, contando da importância de se doar sangue. Achei que era algo que podia fazer e na primeira oportunidade, rumei pro Hemonúcleo.

Da primeira vez fui com um pouquinho de medo por não saber direito como era, se doía ou não... Das outras, fui tranquilamente, na imensa maioria sem ser para alguém específico. E sabem por quê? Porque me faz tão bem! Me sinto de verdade ajudando alguém que precisa! A dor da picada no dedo pro exame de anemia e a da picada da agulha no braço na hora da doação são "nada" perto do sentimento de estar doando algo tão pessoal!

Há uns dois anos me tornei doadora de medula também e, este ano, tive alguém muito amado passando pela necessidade de um doador de medula depois que na família não foram encontrados doadores. E aí, um mocinho de Roraima (!!) veio pra Curitiba (!!!) para salvar uma vida!!

Não estou escrevendo tudo isso aqui pra dizer o quanto eu sou bacana (porque não sou bacana nada além do normal), mas pra convidar quem lê este post a se tornar um doador, caso ainda não seja!

Procure informações na sua cidade. Coloque-se no lugar de tanta gente que diariamente precisa de sangue e, especialmente, de medula para transplante. Eu tenho certeza absoluta que a sensação de felicidade por se saber realmente útil vai tocar o seu coração de forma muito especial!

"Fica sempre um pouco de perfume
Nas mãos que oferecem rosas
Nas mãos que sabem ser generosas."

Comentários

  1. Mas é claro que vc é bacana!!
    Eu não doou nada... Sou uma pessoa mto egoísta... E sem coração...

    ResponderExcluir
  2. Você é sim uma bobona de pensar sempre o pior de si (e olha que quem fala isso é alguém que faz isso o tempo todo! Mas você me supera!).

    :P

    ResponderExcluir
  3. E a pessoa amada é eternamente grata à campanha que fez durante os dias de terror que viveu...
    Obrigado por ser essa pessoa tão tocante e humana que é.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Ô de casa!

    Por favor, algo para um andarilho esfomeado!

    Um prato quente, cheio de perdão, é tudo que eu imploro a vocês duas, Mel e Sheila...

    En passant: de coeur...

    ResponderExcluir
  5. Já que perdão é pra dar e estamos no post de "Doar", perdoado está...

    Estou a beira do suicidio e vc fica me chamando de bobona. :P
    Ruim!!

    ResponderExcluir
  6. Mel,

    Larga mão de ser, além de bobona, besta: que suicídio o q! Entra no msn à noite q riremos juntas, filosofaremos (e isso é você quem faz, de uma forma sempre muito agradável) e tiramos as caraminholas da sua cabeça!

    Beijocas, enxuga as lágrimas e olha o arco-íris se formando lá fora!

    ResponderExcluir
  7. Duco,

    É como já cantou a Marisa Monte "e o que a gente não faz por amor?".

    Não poderia ter sido diferente, independente de tudo que acontecia, ou talvez, principalmente por tudo que acontecia. De alguma forma, pude me sentir próxima...

    Meu beijo.

    ResponderExcluir
  8. Servo,

    Sei não... abandona as vizinhas sem um "tchauzinho" que seja...

    Mas como uma amiga diz que é pecado negar água e banheiro, toma um copo de suco geladinho e sirva-se do que tenho à mesa.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  9. Eita, Sheila... Não confunde menina... =/

    Abandonei o blog, mas agora, levo comigo o resultado da semeadura lá na gleba: vocês duas. Permitam que eu diga isso.

    Semeei, e vi germinarem e crescerem duas mudinhas (sem ambigüidades, aqui XD). Desse jeito, novinhas, já as levo em meu coração.

    Tenho dessas coisas, de me afeiçoar logo de cara com algumas pessoas. Acho que é intuição...

    O pedido de desculpas foi pela grosseria dum fechamento brusco de blog. Nós homens, não temos TPM, mas o irracional ainda espreita e vergasta todo ser humano...

    Na constante busca pelo autodescobrimento, vira e mexe, acabo cutucando um leão com vara curta... O resultado, embora seja terapêutico, nem sempre agradável se mostra...

    Nada socialmente explosivo. Quem me vê, nem imagina. Falo sério (e não se assustem!). :P

    En passant: não se preocupe. Comigo, você tem espaço e tempo de sobra, psra digerir o mal que lhe fiz sentir... A verdade, especialmente no que sentimos, é coisa sempre salutar para a vida de qualquer um... ;)

    Blog, a qualquer hora, a gente faz outro. Isso passa. Amizades, nunca. Entram blogs e saem blogs, e quem é amigo, permanece...

    Beijão nas suas bochechas!

    ResponderExcluir
  10. Servo,

    Ok, faltou um "rsrs" no final pra vc saber que eu não falava realmente sério. É o meu jeito, precisa ler nas "entrelinhas" e conhecer melhor do meu humor um tanto quanto... peculiar (e seco, também, mas disso não me orgulho :$).

    Fico feliz por sermos plantinhas já no seu coração. Afeição instantânea é algo que conheço bem. No worries.

    Já está desculpado, mesmo! Foi meio de chofre, mas sobrevivemos (não foi, Mel? rsrs).

    E nem pense que me fez mal, de forma alguma! O que mais tenho aprendido recentemente é que as pessoas não são como eu gostaria (nem eu como elas gostariam) e que é assim que devemos conviver uns com os outros.

    Quando o blog voltar, vou te visitar também :D

    Beijocas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe