15 fevereiro 2010

Li: Procura-se um namorado - última chamada

Já ouviram falar no Red Dress Ink? É uma espécie de selo que identifica livros que tenham mulheres "irreverentes e cheias de charme, que vivem com intensidade cada acontecimento em suas vidas" como protagonistas.

Não sei se O diário de Bridget Jones tem o tal selo, mas é esse tipo de livro, entenderam? Mulheres por volta - passando ou chegando - aos 30 anos, ainda solteiras, preocupadas-  quando não neuróticas - com a carreira, o "amor da vida" que não aparece, idade para ter filhos, peso, as mulheres bonitas que as cercam, etc, etc, etc.

Jane Gregg, novaiorquina, no começo dos anos 2000 é assim. Editora-assistente de uma editora de livros meio trash - mas daqueles que vendem -, ela acha que está há tempo demais naquele cargo e, pior, há tempo demais sem um namorado. E disse à tia e à todo mundo que está namorando às vésperas do casamento luxuoso da única prima com um milionário da internet. Desesperada, ela tenta arranjar um namorado em dois meses. E ainda tem que reencontrar a guria mais perfeita que conheceu ainda nos seus tempos de escola e agora é uma atriz meia-boca que está escrevendo um livro contando como se envolveu com um ator famosíssimo. Ah, e ainda conviver com o chefe que é a cara do Pierce Brosnan e por quem ela é apaixonada há anos!

O livro é bem gostoso de ler. Tem uns momentos que fica meio chorão demais - ora, ora... logo eu criticando "algo" por chorar demais... rsrs - mas é divertido! Eu adoro esses livros - a maioria, pelo menos. Não tem como sendo mulher não se identificar. Algumas coisas eu mesma poderia ter escrito - mesmo não morando na glamorosa Nova York. E o legal é sempre ver que pra todo mundo os sentimentos são muito parecidos - o medo de ficar sozinha pra sempre, o medo de ser uma profissional fuleira pra sempre, o medo de perder os entes queridos, de ficar velha demais para ter filhos... -; ou seja, ver que somos muitas pensando nas mesmas coisas, gurias balzacas!

Recomendo. Para as mulheres, para rir da história com a qual muitas se identificarão. Pros homens, para dar uma pista de como funciona a complexa mente feminina ;)

Título original: See Jane Date

Autora: Melissa Senate
Editora: Harlequin
2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário