04 abril 2010

Sobre a Páscoa


Então... Como Espírita, não celebro a Páscoa como o dia em que Jesus ressuscitou. Mas calma, nada de choques: como eu posso comemorar a ressurreição dele se não acredito que ele morreu? Exatamente: crendo na reencarnação, o que acredito é que Jesus deixou o seu corpo aqui na Terra, não sua vida.

Mas, vivendo em um país de maioria católica, cresci me apegando a costumes comuns, como não comer carne na Sexta-feira Santa. Não consigo, me sinto mal se comer. E também me sinto culpada se escuto música, por exemplo. Porque foi um dia de sofrimento para os que seguiam o Cristo, foi um dia de dores para Maria de Nazaré, mãezinha tão amorosa, para o fiel João, moleque ainda, único apóstolo que o seguiu e a quem Jesus pediu que cuidasse de Maria, para Maria Madalena, tão desacreditada por todos mas que ficou aos pés da cruz até o final de tudo.

Bom, mas aí, nesses tempos de Páscoa, uma notícia que li ontem me entristeceu bastante por conta do seu conteúdo que mostra a ignorância e a intolerância de pessoas as quais podemos chamar de públicas: jogadores do Santos, incluindo o Robinho, se recusaram a entrar em um lar espírita que cuida de crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral porque eram de outra religião, ou porque disseram que ali estavam sendo realizados "rituais religiosos". Pra começar, no Espiritismo não tem ritual nenhum. Esse é um dos pilares da religião - se que é podemos chamar assim -: não tem dogma na Doutrina Espírita, não tem ritual, não tem hierarquia de poder... Muito, muito triste e vergonhosa a atitude esses homens que não sabem o que falam agora e muito menos sabem do que se trata o Espiritismo. O mal que eles causaram no dia da tal visita, não foi à Doutrina, foi às pessoas ali cuidadas que deviam estar esperando ansiosas por craques de um time famoso.

Agora, como bem dito no blog Lost and not found, de onde tirei a notícia, será que eles se recusariam a entrar em uma boate, em um bar? Duvideodó. Tsc, tsc, tsc...

Eu tô comentando isso aqui porque a participação no blog é bem ecumênica: tem eu espírita, o Rubens e a Sandra bem católicos, a Cris e minha irmã que são evangélicas, a Mel e o Luís são ateus... E nunca tive problema em externar minha religião e não tem em ler o que eles escrevem sobre o mesmo tema. Da mesma forma que nunca me recusei a visitar qualquer igreja ou templo quando convidada. Gente do céu, Deus está em qualquer lugar onde é chamado, onde é esperado!

E é isso. Nem tinha intenção de fazer deste post algo tão longo, mas queria desabafar. Além do mais, faz tempo que não escrevo algo particular meu aqui e tava sentindo falta.

Bom restinho de feriado pra vocês. Ótima semana!!

3 comentários:

  1. Sheila, além dos lugares que vc citou que Deus está, tem o coração e a alma!
    Belo post pra que não tinha intenção de postar algo longo, rsrsrsrsrs
    Uma linda semana pra ti!!!!
    E tá chegando o nosso dia, nosso aniversário , data pra lá de especial....
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. E Ele - que é puro AMOR - disse: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

    Talvez os tais jogadores tenham esquecido disso!

    O amor é maior que qualquer religião!

    Beijinhos, Sheila!

    ResponderExcluir
  3. Verdade Cris,

    Em nossos corações e almas.

    E pertinho de ficarmos mais velhas!
    ___

    Sandra, querida e sumida!

    Ele é Amor e é tantas outras coisas lindas que nos esquecemos diariamente - pelo menos eu me esqueço.

    O Amor - como Deus e como Jesus - são maiores que quaisquer religiões!
    ________

    Beijos, queridas, e linda semana.

    ResponderExcluir