24 maio 2011

Vi: Neve sobre os cedros


No post de ontem, falando do lindo do Eric Thal, comentei que tinha que falar deste filme aqui, que assisti anteontem à noite.

Fazia um tempão que eu tinha baixado o filme mas tinha tanta coisa pra ver, e tanta coisa pra fazer, que ele foi ficando de lado, tadinho.

Bom, o título é lindo e o filme, idem! 

A história se passa em 1951, em uma ilha no estado de Washington, onde estadunidenses brancos convivem no limite, logo depois da Segunda Guerra Mundial com uma colônia japonesa antiga na localidade.

Um pescador branco é encontrado morto preso na sua própria rede de pesca e logo Kazuo, americano filho de japoneses e herói de guerra, é acusado do crime. Enquanto isso, um jovem jornalista (Ethan Hawke), que desde piá é apaixonado pela esposa do acusado, descobre provas que podem inocentá-lo mas reluta em apresentá-las.

O filme trata da questão delicada e cheia de mágoas dos japoneses que foram mandados para campos de concentração durante a II Guerra Mundial e da incompreensão e desconfiança dos brancos. Me lembrou um episódio muito bonito de "Cold Case" que tem essa época como pano de fundo de um crime e "Bem-vindos ao paraíso", um filme muito bonito com o Dennis Quaid.

A fotografia é uma das mais marcantes que já vi! As imagens são acizentadas ou brancas, raramente coloridas, em boa parte porque durante praticamente todo o filme a ilha está, ou com o céu muito fechado, ou coberta de neve, mas também pelo próprio "clima" das pessoas. A trilha sonora é bárbara, pontuando bem as emoções e momentos da história.

Além de Ethan Hawke, Sam Shepard está no elenco como seu pai, Max von Sydow é o querido advogado de Kazuo, Richard Jenkins, candidato a Oscar ano passado é o delegado da cidade e James Cromwell o juiz responsável pelo caso. E o Eric, fazendo o finado pescador.

Super-recomendo! Gostei muito!


(Já se inscreveu pra participar do primeiro sorteio do blog? Mais informações, aqui)

2 comentários:

  1. Nossa, já sei que vou adorar este filme! Anotado! Já me inscrevi no sorteio, tá? dedinhos cruzados! :)

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver se hoje consigo comentar... rsrs

    Então Lanny, vale muito a pena! Amei o filme!

    Beijocas, linda semana.

    ResponderExcluir