Pular para o conteúdo principal

Professora pra cá, professora pra lá...


É assim que tenho sido chamada desde segunda-feira por conta dos estágios.

Tô na correria com eles: segunda-feira, de manhã e de noite, dei quatro aulas de espanhol em cada turno numa escola estadual. Na terça-feira, foram três aulas de português no IFPR, no curso de Aquicultura. Ontem mais quatro de manhã de espanhol, hoje idem e à noite mais três de português.

Eu mesma vou ficar surpresa com minha confissão, mas tô gostando. O primeiro do qual gostei foi o de português, porque são adultos e porque eu fui muuuuito bem recebida! Não sei se foi só mérito meu: eles não gostaram nem um pouco da minha colega que me precedeu, daí acho que, sendo diferente, eles adoraram. Me elogiaram muito, disseram que eu deveria ter ido mais cedo dar aulas pra eles, foram respeitosos... Amei!!

De espanhol, o começo foi mais complicado. Em algumas turmas me senti completamente invisível e descartável. Impressionante como alguns alunos conseguem te tornar "ninguém" ali na frente da sala! Mas desde ontem, na segunda aula que dei, resolvi agir um tanto quanto diferente: dei espaço pras brincadeiras, respondi algumas sem ser agressiva, mas não deixando eles acharem que estavam podendo e, principalmente, falei da importância do espanhol, de como hoje qualquer um sabe inglês e que o espanhol pode ser um diferencial; que eles têm a facilidade de morar em uma cidade de fronteira, onde podem conversar com hispanofalantes, que não têm porque ter preconceito com os paraguaios - a piada preferida deles em relação ao espanhol é falar qualquer coisa do Paraguai... - e contei de uma estagiária lá da Secretaria que não foi aceita na H. Stern porque "só" fala inglês. Foi legal ver que eles prestaram atenção e, aparentemente, ficaram pensando nisso.

Mas, o mais legal foi ouvir de alguns que eles adoraram a aula dada porque foi diferente, porque eu pedi pra escreverem e me perguntarem se fico até o final do ano com eles. Um aluno da 1ª série me emocionou muito: ele chegou atrasado, não copiou o que passei no quadro e, quando fui perguntar se estava fazendo a atividade - descrever o físico e o caráter de uma pessoa conhecida - ele disse que sequer sabia começar. Fui arrancando dele que ele gostava de futebol, que era torcedor do Palmeiras... e aí pedi pra ele descrever o Marcos, o goleiro - o único que eu lembrei na hora que joga nesse time! -, daí escrevi no quadro as características que ele poderia usar pra definir o Marcos. Ele ficou todo feliz por fazer a atividade, me entregou a folha animado e, quando me encontrou fora da sala quando eu já vinha embora me disse empolgado: "Alguma coisa eu vou aprender de espanhol agora, professora!".

Eu acho que, infelizmente, muitos bons professores estão cansados de ensinar. Decidiram que darão suas aulas sem esperar muita coisa dos alunos, dando um pouco e aceitando um pouco como retorno. Não tenho mais 20 anos e estou saindo da primeira faculdade pra me iludir de que mudarei o mundo como profissional mas, se eu conseguir tocar um aluno em cada sala - e fazer com que os demais pelo menos me respeitem - acho que valerá a pena ser professora.

Bom, mas por enquanto sou só "quase professora", como um aluno palhaço - e divertido! - me chamou segunda à noite. Então, deixa eu terminar de preparar a aula que darei hoje à noite pro pessoal do IFPR e corrigir mais de 30 redações pra mesma turma!

Comentários

  1. Que legal que vc está gostando de dar aulas...
    Estou pra me formar em filosofia e nem sequer cogito isso... Amigos meus que estão dando aula ganham 6 reais hora/aula... Ou ficam o dia todo na escola esperando um professor faltar... Meio desanimador isso...

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheila,
    Um colega de quarto faz letras e está trabalhando como professor substituto nas escolas do município. Ele me disse que no começo do ano houve uma prova para selecionar os professores mas que foi anulada. Uma professora de inglês "das antigas", daquelas que formou há séculos atrás e nunca mais se reciclou, criticou a prova dizendo que toda ela estava escrita em inglês, inclusive as perguntas.

    Agora me diz Sheila, como é que alguém se diz professora de inglês e nem ao menos sabe ler inglês??? É cada coisa que a gente vê nessas escolas brasileiras...

    Parabéns pela sua dedicação e empenho, tenho certeza que será uma ótima professora.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Mel,

    Triste isso, né? Mas, se não for como matéria do Ensino Médio, Filosofia é mesmo aula pra preencher horários vagos.

    Do salário, sinceramente não sei quanto é, mas é merreca no Estado, com certeza!!
    ___

    Rubens,

    Ah, é nesse nível! A professora com quem estou trabalhando sabe MOOOOITO. Na minha modestíssima opinião, só não está sabendo como repassar isso. Quando a gente cansa, é mais cômodo simplesmente deixar pra lá, né?

    Um profe de inglês não querer prova in english é assustar, piá!

    Obrigada, eu espero, caso decida ser profe, realmente ser uma das boas. rsrs
    _____

    Beijocas e especialíssimo fds pra vocês.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe