Pular para o conteúdo principal

Falando da viagem


(ia "ilustrar" o post com mais foto de rio, mas queria registrar aqui as mangueiras gigantes da região onde estive)

Saudades! Muitas!! Tô ensaiando pra falar da viagem desde que voltei, mas tive que entrar rapidíssimo no ritmo de entrega de monografia que foi ontem e que, entre mortos e feridos, salvaram-se todos.

Então, a viagem... pensei em dividir em dois posts os comentários, mas ficarei em um só mesmo. Prometo não tentar me estender muito!

Por lá foi tudo muito bom. Muito mesmo! Receber carinho e mimar os sobrinhos, ter colo de mãe, cafuné de pai. Rever amigos que conheci quando era criança e que não via há quase 20 anos... tudodebom.com.br!!

E conheci um estado onde nunca estivera antes. Há algum tempo, participei de uma brincadeira do Dona Perfeitinha e fui entrevistada pela Talita. Ela me perguntou sobre diferenças culturais que encontrei em outros países e eu respondi que encontro muito mais diferenças aqui dentro do Brasil.

É verdade, pessoal. Quando desembarcamos em Imperatriz, alguém do meu lado disse: "É outro nível!", ao que respondi: "Não, é outra realidade". Existem, pelo menos, dois Brasis. A realidade daquela região nordestina é muito distinta da realidade aqui do Sul -Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Não vou tentar dizer qual é o melhor ou o pior porque acho que aquela história de florescer onde foi plantado é real, então a gente tem que ser feliz onde vive, não onde idealizaria viver - se fosse assim, eu só seria feliz vivendo em um país escandinavo! rsrs

Bom, o importante é que eu aproveitei algumas coisas que só conhecia de nome! Vocês já tomaram leite com araçá? E com cupuaçu? Já comeram bolo de leite, de tapioca, de mandioca - Sandra, você não vale! rsrs -? Dos bolos, só o de tapioca não conhecia - e não gostei muito -; o de leite eu adoro e me lembra minha infância no sertão de Pernambuco; o de mandioca é hors concours, tudo feito com mandioca é gostoso!!

Ainda conheci a palmeira do babaçu, visitei lugares estonteantes - atenção na nova novela das 6! O Marcos Palmeira e o Carmo Dalla Vechia gravaram cenas no Santuário da Pedra Caída, uma das cachoreiras MAIS LINDAS que já vi na minha vida e que não consegui fotografar com meu equipamento doméstico - e conheci uma região única, onde três biomas se encontram: o cerrado - dominante -, a floresta tropical e a caatinga.

Mas o melhor dessa viagem foi confirmar o quanto minha família é importante pra mim! A coisa mais importante que tenho. No dia que me acidentei com a unha, foi tocante ver um dos meus irmãos correndo atrás de mim com copo de gelo, minhas cunhadas preocupadas, meus sobrinhos em volta, minha mãe me dando colo enquanto eu achava que desmaiaria de dor. Esses nove dias me mostraram que sou muito amada por eles.

Não sabia que precisava tanto desses dias de descanso e de afirmação de amor. Valeu super a pena a viagem!!

Comentários

  1. Oi Sheilaaaaaaaaaaaaa!

    Vc. acredita que quando li sobre as comidas, os bolos... eu estava mentalmente respondendo que "sim, eu conheço, é muito gostoso!" Ai você diz: "Sandra, você não vale!" kkkk
    Morri de rir!

    Bem, leite com araça nunca bebi...mas com cupuaçu...nossa! é muito bom!

    E mousse de cupuaçu? Já provou? Mistura a polpa de cupuaçu com o leite condensado e com gelatina incolor... nossa! é espetacular! (menos para a cintura! rsrsrs)

    E vc. já provou a tapioca assada em frigideira e depois passa-se uma manteiguinha e acrescenta o queijo e côco ralado? Não???? Você não tem noção do que perdeu! rsrsrs É um dos pratos típicos da minha cidade natal (Maceió).

    Deixando as comidas de lado pois já estou com água na boca! rsrsrs

    Parabéns pela entrega da monografia!

    Olha, família realmente é o mais importante, sabe? Tive uma experiência que também me ensinou isso. Foi quando precisei ir à Paraíba para a qualificação do mestrado e participar de um seminário que valiam créditos obrigatórios. Não tinha como não ir.

    Detalhe: Nunca, nunca havia viajado sozinha, sem alguem da minha família comigo.

    Fui em um ônibus locado, junto com a turma do curso. Foram os piores quatro dias da minha vida!!!!!

    Me senti tão solitária, tão abandonada, tão perdida, tão sem chão! Credo! nem gosto de lembrar!

    Compreendi imediatamente como é bom estar cercada por pessoas que nos amam, que nos querem bem, que se importam conosco! Como é bom estar cercada e viajar, principalmente com a família.

    Bjs e bom domingo!

    P.S. Amanhã de manhã vou comer tapioca! rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Olá Sheila, que post emocionante! Qto a familia vc sabe como sou ligadíssima na minha.
    Qto as comida conheço as de cupuaçu, pois sou Manaus e simplesmente adoro cupuaçu. Parabéns pela monografia!
    E um lindo fim de semana!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Sandra querida,

    Eu acredito sim que você tava lendo e pensando que já conhecia, mas você não vale porque é nordestina! A pergunta era pros de fora! hahah

    Menina, leite com araçá e melhor ainda que com cupuaçu! A mousse quaaaase comemos, mas não sobrou espaço na agenda culinária, acredita! Fica pra próxima!! Cintura? Alooouuuu, esqueceu do meu post anterior?! (rsrs) Cintura tudo bem, o problema é quando acumula pra baixo da cintura!

    Então... não gosto de tapioca :S Juro que já tentei! Meu pai é fissurado, faz de tudo quanto é jeito! Doce, salgada, mista... mas não gosto. É que nem cuscuz: não gosto também :(

    Obrigada pela monografia! Agora é encarar a banca mês que vem e os estágios que farei esse mês, além dos relatórios. Mas meu maior temor era mesmo escrever a monografia :)

    Credo, acredito nos quatro piores dias da sua família! Até encaro viagem sozinha, mas com gente que não tenha nada a ver é punk!

    Estar cercada dos nossos amores é muuuito melhor!
    _____

    Cris, florzinha.

    Ah, eu sei como você com família, sei que me entendeu direitinho :)

    Você é manauara?! Não sabia, guria! Que legal!
    ____

    Ótima semana pra vocês, meninas!!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Sim , eu sou Manauara, rsrsrsrss!
    Maravilhosa semana pra ti!
    Bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe