Pular para o conteúdo principal

Notícias de Estreito (3)

Último sábado no Maranhão. Sentimento agridoce. Saudade da minha cama, dos meus bichinhos, de Foz. Vontade de sentir frio, de dormir de edredon... Mas também triste por deixar o carinho de todos aqui, o colo da mãe, os passeios... Acho que, no final, a gente - eu, pelo menos! - vou passar a vida sentindo saudades de alguém/algo/algum lugar!

***

Quarta-feira fomos até Araguaína, em Tocantins, uns 120 km daqui.

Há uns 15, 16 anos - e eu sempre me assusto quando vou contar algo que faz mais de 15 anos...rsrs - eu conheci um alemãozinho que morava em uma missão menonita - uma religião alemã - ali em Araguaína e eu morria de dó dele, pensando que era o fim do mundo.

Bom, até podia ser, mas hoje em dia é uma cidade arrumadinha, com um bom comércio - ainda tô besta como sapatos são baratos lá! -, com gente educada, com super-mercado bom... Achei muito mais bonita e limpa que Imperatriz! Tão perto, tão distante! A gente muda de estado, de região geográfica - sai do Maranhão, no Nordeste e vai pra Tocantins, no Norte - e é muito diferente!

***

Eu tô indo embora surpresa com a sujeira da cidade onde estou, com a falta de educação do povo, com a naturalidade com que prostituição e promiscuidade são vistas pelos moradores, com a falta de respeito geral de motociclistas e motoristas...

***

Vocês já viram alguma cidade desenvolvida com nome de político? E de político vivo? Não lembro de nenhuma. Tristemente aqui é comum cidades com nomes de políticos, até com o nome do tal do Edison Lobão - ministro nó-cego do governo do Senhor Lula. 

Eu fico pensando... teria vergonha mortal de dar meu nome a uma cidade miserável! Mas parece que tais senhores querem a homenagem, não a decência de tornar seus estados lugares melhores para se viver.

E por falar nisso, quando que NÓS vamos pensar direito antes de votar? Meu pai disse, quando minha mãe contava dos absurdos da administração municipal daqui, que o povo tem o governante que merece. Então, quando vamos pensar que merecemos coisa boa? E quando as pessoas mais ignorantes vão aprender a não votar em quem lhes dá algo, ou quem é bonitinho - tá, no Beto Richa e no Aécio Neves pode votar, tá? Brincadeira, brincadeira!! -, ou porque fala umas coisas bonitas que as criaturas sequer entendem??

Ano eleitoral me deixa irritada e indignada!

***

Ano passado, quando vim pra cá, contei de um passeio que fizemos ao Rio das Pedras

Um lugar lindo de viver, maravilhoso! Contei no post que ele sumiria por causa da barragem. Pois é, ele já está fechado pra visitas. E a gente pretendia passar o dia lá amanhã. Dá dó duas vezes, por um lugar tão bonito desaparecer e também porque não poderei tomar banho lá.

***

Minha cunhada quebrou meu Blot agora à noite. Gente, doeu. Mais do que perceber que a moça que cortou meu cabelo em Araguaína fez caca na minha cabeça. 

Tá, eu sei que é coisa material, que parece muita futilidade, mas eu demorei um tempinho pra ter coragem - e coragem $$ - pra comprá-lo e não é algo que a gente encontra que nem produto da Avon!

Acho que já descobri em uns blogs como recuperá-lo e espero que funcione.

***

E é isso. Cheguei há pouco de um aniversário/churrasco, nem troquei de roupa ainda e vim escrever este post e procurar descobrir como compactar o Blot. Quero cama. E quero dormir até tarde porque sei que vai demorar um tanto para resolvermos pra onde ir amanhã. O lado bom é que balneários aqui em volta não faltam!

Comentários

  1. Eita! Araguaína... faz anos que fui lá pra encontrar um amigo querido chamado Epifânio. Fico bem curiosa de ver como está a cidade agora, pois na época era bem feinha.... boa sorte com o blog, amiga! pq ele eh bem carinho mesmo! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sheila eu ri tanto desse seu "diário" kkkkkkkk... engraçado demais!!!

    Então gostamos da Agatha?! Doeu tanto quando disseram lá na Unioeste que Agatha não é literatura... pô... magoa kkkkk

    Bom saber que a gente tem coisas em comum, Sheila. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga Sheila, volta que já tó com saudades ....é amiga, bate saudade do nosso cantinho, e aperta o coração deixar entes tão queridos , que nos dão colo como agente sempre precisa, e ainda mas nós que nos sentimos tão só, né?
    Mas é doce vida!
    Qto a politica nem vou comentar, pq detesto e tb não gosto de ano eleitoral.
    Curta muito o restinho da viagem e bjus a sua mamys e seu papys...
    Bjus !

    ResponderExcluir
  4. "boa sorte com o blot" e nao blog! :D

    ResponderExcluir
  5. Oi Lanny,

    Olha, comparando com Imperatriz, a maior cidade do MA aqui perto, achei arrumadinha, mas pensa que estou falando em termos de interior do Norte/Nordeste. É outra realidade, né? - ah, os muitos Brasis no Brasil...

    Do blot, eu entendi, rsrs
    ____

    Lu,

    Eu não ligo pras críticas do que eu leio, mas no campus aqui de Foz, com meus professores, aconteceu o contrário: tudo é literatura, tudo é leitura. Uma visão bem mais democrática. ´

    Só não perdoaram o fato d'eu contar que li Paulo Coelho e gostei! hahaha
    ____

    Cris,

    Pois é... sabe aquela história de sentir a falta e dar importância quando estamos longe? É que também, ao mesmo tempo que me dei conta de que eu estou ficando velha - a caminho dos 40, guria! rsrs - me dei conta que meus pais também estão envelhecendo... e dá um medinho, né?
    ____

    Beijocas e linda semana pra vocês.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe