05 dezembro 2010

31 dias de meme: Dia 5 - Uma citação


Minha citação é, na verdade, um trecho do meu capítulo preferido do livro O pequeno príncipe que narra o encontro do personagem com a raposa que o ensina sobre cativar - é onde encontramos a frase mais célebre do livro e do autor, Saint-Exupèry: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

O capítulo todo é lindo, de uma doçura inigualável mas, esta parte especialmente, sempre me emociona quando a releio. É a raposa quem fala ao principezinho:

"- Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo..."

Se quiserem ver o capítulo na íntegra, eu já o postei aqui há 2 anos. Ah, a ilustração do post é a original do livro, feita pelo próprio Saint-Exupèry. E vou falar uma última coisa sobre o livro: na minha opinião, O pequeno príncipe não é um livro infantil. Ele até pode ser lido por uma criança - eu o li a primeira vez com uns 8 anos - mas são os adultos que melhor o entenderão!

Amanhã, no próximo episódio de 31 dias de meme: Uma experiência inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário