11 maio 2009

Vi: Bonequinha de luxo

Tô tentando pensar desde quando eu adoro a Audrey Hepburn e não consegui descobrir. O que sei é que sempre a achei uma atriz especial e uma mulher mais especial ainda!

Bonequinha de luxo é um filme que sempre, sempre quis ver, mas nunca conseguia: não encontrava o dvd, não calhava de poder assistir na tevê nas raras vezes em que foi exibido e assim foi indo e eu me conformando.

No mesmo dia que loquei O carteiro e o poeta encontrei o filme lá, disponível, e o agarrei!

Audrey é Holly Golightly, uma moça que vive em Nova York e ganha dinheiro fazendo uma espécie de serviço de acompanhante. Ela é linda, é divertida, é maluquinha... e quando está triste, adora tomar café em frente à vitrine da loja Tiffany's - aliás, o título original do filme: Breakfast at Tiffany's.

Holly ganha um novo vizinho, Paul, um escritor que tenta fazer sucesso e que tem um caso com uma mulher casada que é quem o sustenta. Entre os dois nasce uma amizade especial, que evolui para amor... mas que encontra diversas dificuldades, a maioria delas impostas por Holly e pelo modo como ela quer viver.

Eu acredito que algumas coisas tornaram esse filme um clássico: a própria Audrey Hepburn, no auge da sua beleza, as roupas e jóias que ela usa - aliás, as roupas lindas que via-se muito naqueles filmes dos anos 60 que passavam na Sessão daTarde na minha infância - Nova York lindamente fotografada... e Moon River, provavelmente a canção mais linda composta por Henry Mancini e que é a cara do filme! Uma cena muito lindinha é quando Holly canta a música na janela de seu apartamento, acompanhada só do violão que ela mesma toca.

Ah, uma coisa curiosa: um dos ricos que Holly conhece é um brasileiro que fala um inglês perfeito com sotaque de italiano, que mora no Rio de Janeiro, é de família influente e fazendeira.

O filme envelheceu bem, mesmo que algumas coisas no roteiro pareçam bem forçadas. Mas filme é filme. Muito fofo, de qualquer forma. Valeu a pena esperar tantos anos para vê-lo!

Título original: Breakfast at Tiffany's
País e ano de produção: EUA - 1961
Diretor: Blake Edwards
Elenco: Audrey Hepburn, George Peppard, Patricia Neal, Buddy Ebsen, Mickey Rooney, Martin Balsam

Um comentário:

  1. esse filme é realmente maravilhoso, tão inocente e encantador!!
    Também AMO a Audrey Hepburn!!

    ResponderExcluir