28 maio 2009

Existem homens que não sabem amar?

Qua, 27/05/09
por Martha Mendonça |

homemindo.JPGMinha amiga conheceu um cara bacana. Trocaram uns beijos e combinaram de se ver de novo. Foi ele quem ligou. “Quem disse que homem não telefona?”, comemorou. No sábado seguinte, ele a chamou para ir ao cinema. Topou na hora. Ele passaria em sua casa no fim da tarde e iriam juntos. Quando faltavam duas horas para o combinado, ele mandou um torpedo: “Estou num aniversário de família muito chato e louco pra te encontrar”. Ela se produziu mais ainda. Quando faltava meia hora, ele mandou outro SMS: “Vou sair daqui já já”. Então ela esperou. Passaram dez minutos da hora combinada. E depois mais dez. E meia hora. Ela ligou pro celular dele. Fora de área. Mandou um torpedo. Sem resposta. Abriu uma garrafa de vinho e esperou algum sinal de vida. Ou de morte - afinal, era só o que poderia explicar o sumiço. Nada. Ela esperou que ele ligasse, mas não não teve qualquer notícia. Uma semana depois, ele passou por ela pela rua, de bicicleta. Fingiu que não a viu.

Já não tenho dedos pra contar quantas histórias como estas eu já ouvi (embora esta tenha sido a mais bizarra). Algumas atribuem ao fato de que há mais mulheres solteiras do que homens disponveis: as regras de mercado, pouco oferta, grande demanda, valorizariam o “produto além da conta. Em outras palavras: os homens estariam “se achando”. Mas este e um dado falso. Segundo o IBGE, existe um número semelhante de pessoas sozinhas em ambos os gêneros. Então por que parece que as mulheres estão correndo atrás e os homens fugindo? Com certeza há muitas explicações. A de Steven Carter, o americano autor do best-seller Homens que não conseguem amar, é que simplesmente há homens com fobia ao compromisso. Ele diz mais: “Fobia a compromisso não tem a ver só com namoro ou casamento. Um homem com fobia a compromisso pode ter uma bela festa de casamento, comprar uma casa, ter filhos e nunca se comprometer realmente”. O livro já vendeu 4 milhões de exemplares em 27 países todo e agora está sendo lançado no Brasil pela editora Sextante. O que diz o livro:

COMEÇO DE CONVERSA

Mulheres se acham culpadas
Elas estão quase sempre dispostas a assumir a responsabilidade pelo fracasso nos seus relacionamentos. Todas as mulheres entrevistadas manifestaram a suspeita de que algo que elas fizeram ou disseram tenha afugentado os homens.

Você não é o problema
A mulher pode ser atenciosa, sexy, independente, carinhosa ou bem-sucedida. Mas esses homens não querem - e não sabem - se envolver intimamente com ninguém. Eles têm uma reação claustrofóbica quando estão em uma relação amorosa. Quanto mais próxima a mulher fica, piores as reações dele.

Não adianta tentar entender
A mesma situação é vista de forma completamente diferente por você e por ele. O que garante a sua segurança talvez seja exatamente o que o sufoca. Alguns gestos que você entende como amor ele interpreta como armadilha.

O QUE FAZER

Você deve ditar o ritmo da relação
Ainda que seja tentador deixar que ele a seduza e assuma o controle do namoro, você é quem deve ditar o ritmo da relação. É o único modo de evitar a típica armadilha do homem com fobia a compromisso. Ele quer um romance avassalador - rápido e intenso. Mas só os relacionamentos lentos e estáveis evoluem.

Entenda que seu amor não o modificará, mas sua independência, talvez sim
A mulher comum aprendeu que, se amar muito, um dia será recompensada por seus esforços por ter sido fiel, leal e compreensiva. Mas é a sua independência que permite que este tipo de homem respire.

Nada de brincar de casinha
Se vocês não são casados, não aja como se fossem. Não o habitue a tratá-lo como se ele fosse seu marido enquanto ele age feito visita.

Preste atenção ao que ele faz, não ao que ele diz
O homem com fobia a compromisso fala muito, mas suas ações não correspondem ao que ele diz. Faça disso o seu foco.

Expanda seus horizontes
Você não pode enterrar sua vida social achando que um dia ele assumirá o compromisso que você deseja. Nunca recuse um convite para bons programas - com ou sem ele. Se ele ficar com ciúmes não é problema seu.

Cuide de si própria
Nunca se esqueça de que a pessoa mais importante na sua vida é você mesma, hoje e sempre. Deixe que ele tome conta de si mesmo. Você tem suas necessidades, seu trabalho, seus amigos, sua família, suas prioridades, e deve estar sempre atenta a isso. Não permita que ele a seqüestre para um mundo onde você perca a noção de quem é aquela mulher pela qual ele se encantou inicialmente.

O QUE ELE FAZ QUANDO QUER CAIR FORA

Inversão
Ele vai fazer de tudo para que você tenha boas razões para terminar com ele. Às vezes é importante para o homem com fobia de compromisso ficar bem na fita.

Recuo estratégico
Reduzir bem aos poucos o ritmo dos encontros, telefonemas e contatos, até se apagarem completamente.

Puff. Sumiu.
Se você não reagir a nenhum dois itens acima, ele vai simplesmente figir que morreu. Como o cara que deixou minha amiga esperando.

Você acredita em “homem que tem fobia de compromisso”? Ou é mais um belo jeito de vender livros?

_____

Do maravilhoso blog: Mulher 7x7 (http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7)

2 comentários:

  1. Bem, eu num sei. Tô casada há mais de 15 anos. Então tô fora do mercado. Mas eu se fosse solteira hj, eu é quem não ia querer compromisso. rs

    bjinhos

    adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Oi Branca,

    Sorte sua não saber como é! Já passei por umas situações citadas aí, como a inversão, quando o namorado tentou fazer com que eu parecesse - e causasse - o fim da relação.

    Mas, sei não... acho que é bom ser solteira, mas não quero ser solteira pra sempre! rsrs

    Beijocas e boa semana.

    ResponderExcluir