Pular para o conteúdo principal

Existem homens que não sabem amar?

Qua, 27/05/09
por Martha Mendonça |

homemindo.JPGMinha amiga conheceu um cara bacana. Trocaram uns beijos e combinaram de se ver de novo. Foi ele quem ligou. “Quem disse que homem não telefona?”, comemorou. No sábado seguinte, ele a chamou para ir ao cinema. Topou na hora. Ele passaria em sua casa no fim da tarde e iriam juntos. Quando faltavam duas horas para o combinado, ele mandou um torpedo: “Estou num aniversário de família muito chato e louco pra te encontrar”. Ela se produziu mais ainda. Quando faltava meia hora, ele mandou outro SMS: “Vou sair daqui já já”. Então ela esperou. Passaram dez minutos da hora combinada. E depois mais dez. E meia hora. Ela ligou pro celular dele. Fora de área. Mandou um torpedo. Sem resposta. Abriu uma garrafa de vinho e esperou algum sinal de vida. Ou de morte - afinal, era só o que poderia explicar o sumiço. Nada. Ela esperou que ele ligasse, mas não não teve qualquer notícia. Uma semana depois, ele passou por ela pela rua, de bicicleta. Fingiu que não a viu.

Já não tenho dedos pra contar quantas histórias como estas eu já ouvi (embora esta tenha sido a mais bizarra). Algumas atribuem ao fato de que há mais mulheres solteiras do que homens disponveis: as regras de mercado, pouco oferta, grande demanda, valorizariam o “produto além da conta. Em outras palavras: os homens estariam “se achando”. Mas este e um dado falso. Segundo o IBGE, existe um número semelhante de pessoas sozinhas em ambos os gêneros. Então por que parece que as mulheres estão correndo atrás e os homens fugindo? Com certeza há muitas explicações. A de Steven Carter, o americano autor do best-seller Homens que não conseguem amar, é que simplesmente há homens com fobia ao compromisso. Ele diz mais: “Fobia a compromisso não tem a ver só com namoro ou casamento. Um homem com fobia a compromisso pode ter uma bela festa de casamento, comprar uma casa, ter filhos e nunca se comprometer realmente”. O livro já vendeu 4 milhões de exemplares em 27 países todo e agora está sendo lançado no Brasil pela editora Sextante. O que diz o livro:

COMEÇO DE CONVERSA

Mulheres se acham culpadas
Elas estão quase sempre dispostas a assumir a responsabilidade pelo fracasso nos seus relacionamentos. Todas as mulheres entrevistadas manifestaram a suspeita de que algo que elas fizeram ou disseram tenha afugentado os homens.

Você não é o problema
A mulher pode ser atenciosa, sexy, independente, carinhosa ou bem-sucedida. Mas esses homens não querem - e não sabem - se envolver intimamente com ninguém. Eles têm uma reação claustrofóbica quando estão em uma relação amorosa. Quanto mais próxima a mulher fica, piores as reações dele.

Não adianta tentar entender
A mesma situação é vista de forma completamente diferente por você e por ele. O que garante a sua segurança talvez seja exatamente o que o sufoca. Alguns gestos que você entende como amor ele interpreta como armadilha.

O QUE FAZER

Você deve ditar o ritmo da relação
Ainda que seja tentador deixar que ele a seduza e assuma o controle do namoro, você é quem deve ditar o ritmo da relação. É o único modo de evitar a típica armadilha do homem com fobia a compromisso. Ele quer um romance avassalador - rápido e intenso. Mas só os relacionamentos lentos e estáveis evoluem.

Entenda que seu amor não o modificará, mas sua independência, talvez sim
A mulher comum aprendeu que, se amar muito, um dia será recompensada por seus esforços por ter sido fiel, leal e compreensiva. Mas é a sua independência que permite que este tipo de homem respire.

Nada de brincar de casinha
Se vocês não são casados, não aja como se fossem. Não o habitue a tratá-lo como se ele fosse seu marido enquanto ele age feito visita.

Preste atenção ao que ele faz, não ao que ele diz
O homem com fobia a compromisso fala muito, mas suas ações não correspondem ao que ele diz. Faça disso o seu foco.

Expanda seus horizontes
Você não pode enterrar sua vida social achando que um dia ele assumirá o compromisso que você deseja. Nunca recuse um convite para bons programas - com ou sem ele. Se ele ficar com ciúmes não é problema seu.

Cuide de si própria
Nunca se esqueça de que a pessoa mais importante na sua vida é você mesma, hoje e sempre. Deixe que ele tome conta de si mesmo. Você tem suas necessidades, seu trabalho, seus amigos, sua família, suas prioridades, e deve estar sempre atenta a isso. Não permita que ele a seqüestre para um mundo onde você perca a noção de quem é aquela mulher pela qual ele se encantou inicialmente.

O QUE ELE FAZ QUANDO QUER CAIR FORA

Inversão
Ele vai fazer de tudo para que você tenha boas razões para terminar com ele. Às vezes é importante para o homem com fobia de compromisso ficar bem na fita.

Recuo estratégico
Reduzir bem aos poucos o ritmo dos encontros, telefonemas e contatos, até se apagarem completamente.

Puff. Sumiu.
Se você não reagir a nenhum dois itens acima, ele vai simplesmente figir que morreu. Como o cara que deixou minha amiga esperando.

Você acredita em “homem que tem fobia de compromisso”? Ou é mais um belo jeito de vender livros?

_____

Do maravilhoso blog: Mulher 7x7 (http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7)

Comentários

  1. Bem, eu num sei. Tô casada há mais de 15 anos. Então tô fora do mercado. Mas eu se fosse solteira hj, eu é quem não ia querer compromisso. rs

    bjinhos

    adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Oi Branca,

    Sorte sua não saber como é! Já passei por umas situações citadas aí, como a inversão, quando o namorado tentou fazer com que eu parecesse - e causasse - o fim da relação.

    Mas, sei não... acho que é bom ser solteira, mas não quero ser solteira pra sempre! rsrs

    Beijocas e boa semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe