Pular para o conteúdo principal

Vi: O Carteiro e o poeta

Semana retrasada tive a oportunidade de pegar alguns bons filmes em uma locadora cheia de filmes mais antigos e interessantes. O carteiro e o poeta peguei para ver na faculdade.

A história é simples no seu enredo, mas muito complexa em suas emoções: o chileno Pablo Neruda, comunista, foge da perseguição política em seu país e se asila em uma pequena ilha italiana. Lá, conhece Mario, o carteiro da cidade, na verdade contratado apenas para levar a correspondência de Neruda, já que a maior parte dos moradores da ilha são analfabetos.

Entre os dois se inicia uma amizade baseada em poesia, mas não apenas naquela poesia escrita, mas na poesia que existe no que nos rodeia e que muitas vezes mal vemos.

Mario pede a ajuda de Neruda para aprender a escrever poesia e conquistar Beatrice, moça por quem se apaixona à primeira vista; mas acaba conquistando-a, não só se utilizando do que o chileno já escreveu, mas também de sua própria poesia.

Mesmo com Phillipe Noiret estando parecidíssimo com Pablo Neruda, o filme é de Massimo Troisi que interpreta Mario. Troisi foi também um dos roteiristas do filme e sofria do coração quando fez o filme, tendo morrido no dia seguinte ao término das filmagens. Mais um motivo para se emocionar com a história de Mario... e a do próprio Troisi.

A trilha sonora é deliciosa, a fotografia é lindíssima - ei, estamos falando de uma ilha no Mediterrâneo - e, com certeza, os mais sensíveis, derramarão algumas lágrimas no final do filme.

Título original: Il postino
País e ano de produção: França/Itália/Bélgica - 1995.
Diretor: Michael Radford
Elenco: Massimo Troisi, Phillipe Noiret, Maria Grazia Cucinotta, Linda Moretti, Renato Scarpa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe...

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um...

Você sabe o que é um "scammer"?

Eu fico tanto tempo sem escrever que, quando volto, fico com vergonha, pode? Em minha defesa quero dizer que andei muito ocupada e sem nada de interessante pra escrever e que ando visitando os blogs que curto mas NÃO CONSIGO comentar há semanas! Sempre dá erro. Mas, vamos ao que me motivou voltar a escrever um post . E senta confortável porque a história é longa mas muito séria e importante de ser conhecida. Vocês já ouviram falar em scammer ou scam ? Scam , traduzindo meia-boca do original inglês, é um golpe, trambique, cambalacho. Scammer é quem o pratica. Na internet os scams mais conhecidos são aqueles golpes que com certeza vocês já conhecem de receber um email dizendo que tem um dinheiro em um banco africano e que você foi escolhido pra ficar com aqueles milhões. Já não recebeu um desses emails? Mas existe mais um tipo de scam que tem se alastrado e que eu conheci este final de semana, da forma mais dolorosa: quase sendo vítima dele. É o scam românti...