29 junho 2010

Vi: Onde vivem os monstros


Se eu soubesse que ia gostar tanto de Onde vivem os monstros (Where the wild things are, EUA, 2009) eu teria tentado ver o filme antes! Sem medo de ser exagerada eu digo que é um dos melhores filmes que já vi!

Max é um piá dos seus 10 anos super-imaginativo e também solitário, já que a irmã adolescente não dá bola pra ele e a mãe não dá a atenção que ele quer - mesmo sendo uma mãe carinhosa e presente.

Um dia, depois de, durante uma birra, morder a mãe e ser mandado para o quarto, ele foge de casa, encontra um barquinho e, depois de algum tempo velejando, chega em um ilha "onde vivem os monstros". Max logo é proclamado rei - depois de umas mentirinhas criativas sobre ser poderoso - e começa a conviver com aquelas criaturas, no começo, com muita tranquilidade.

Mas, assim como as crianças - e as pessoas, em geral - os monstros também têm seus momentos de mau-humor, de agressividade, de desconfiança, de busca por atenção... e logo Max percebe isso.

O filme é baseado em um livro infantil dos anos 60 mas acabou rendendo pouco nas bilheterias e não agradando muito às crianças, na minha opinião é um filme que criança pode gostar, mas é mais um filme pra gente grande mesmo.

A trilha sonora é um capítulo à parte em beleza! Foi composta por Karen O, da banda Yeah Yeah Yeahs - já tinha ouvido falar da banda mas nunca escutei nada deles - e é super-original, usando crianças em várias faixas. Minha canção preferida é uma que toca logo no começo do filme e se chama Igloo e está no post anterior a este.

Foi um filme que me emocionou muito, me fez ter saudade dos sobrinhos, me fez pensar se não sou assim com eles - desatenta quando querem/precisam de atenção... - e é falar do filme ou ouvir Igloo que eu volto a chorar! rsrs

Eu mais do que recomendo esse aqui! Pra quem quiser baixar, tem aqui, no blog Amo Séries. O único porém é que dublado, mas - e isso está sendo dito por quem não gosta de filmes dublados - não compromete em nada a história.

E recomendo a trilha sonora também!

6 comentários:

  1. Vi este filme e amei. Achei que era pra adulto também, pelo clima meio depressivo o filme todo. A fotografia é linda... não prestei muito atenção na trilha, confesso. Ótima recomendação.

    ResponderExcluir
  2. Sheila assisti logo na estréia com o Rafa e minha sobrinha Larissa, também amei.....e comentei no blog, rsrsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Lanny,

    Não consigo não prestar atenção em trilha sonora... quer dizer, quando tem algo de diferente, me atrai... Também acho o filme sombrio pra criança...
    ____

    Oi Cris,

    E os meninos gostaram??
    ____

    Beijocas, gurias.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma coisa muito estranha com esses filmes infantis que são baseados em livros, eu sempre acabo comprando os livros. Esse é um desses que eu não assisti, mas vou assistir e comprar o livro. Parece ótimo, não sei qual o problema dessa criançada brasileira.

    Ahhh, o título original sempre me lembra uma música do Metallica. Juro que logo que ouvi falar do livro achei que a música estaria na trilha sonora!! hahahahaa

    ResponderExcluir
  5. Oi Mel,

    O livro parece fofo mas um amigo que o viu disse que é basicamente só ilustração. Em alguns sites tá bem barato, dá uma olhada no Bondfaro.

    Que música do Metallica??

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  6. Já vi o livro e ele é memso quase só ilustração, com frases curtas. E é bem pequeno, digo, a história é curta. Este vale a pena ver o filme, além de ter o livro.

    ResponderExcluir