19 julho 2009

Apaixonados por gatos

Quando eu passei pela doença do Enzo encontrei na clínica veterinária, primeiro um folheto de uma ONG, a Vida Animal, e depois a Giane, que fazia parte da ONG.

Aos poucos o contato - normalmente por email ou telefone - foi se estreitando e comecei a ajudá-la com venda de rifas ou coisas materiais que ela precisa pra cuidar dos gatinhos que mantem em casa. É que, por problemas de saúde ela precisou se afastar da Vida Animal, mas cuida em uma casa no mesmo terreno da sua de cerca de 40 gatinhos - os gatos têm uma casa praticamente só pra eles mesmo! - que estão ali esperando um novo lar.

A própria Giane faz sempre questão de dizer que é tudo muito simples e que precisa de ajuda de outras pessoas que gostem de animais para poder comprar ração, jornais, outros alimentos pros mais debilitados ou bebês, pagar veterinário...

Depois de muitos convites, fui lá com a Angelice pra ela adotar uma menininha. E, gente, foi uma visita tão gostosa!

Logo na entrada fomos recebidos por um husky lindo que foi abandonado ali. Bravinho, só o marido da Giane, o Daniel, consegue cuidar dele. Aí entramos na casa e... realmente, a casa é dos gatos; e gatos de tudo quanto é tamanho, cor, pelagem e humor! Ficamos quase uma hora com a Giane e o Daniel e a gataiada ouvindo as histórias de alguns deles, fazendo carinhos em outros, recebendo afagos dos mais amorosos - e como eles têm gatos amorosos! - e vendo como eles praticamente todos se dão bem. Claro que nem todos são lindos, de acordo com a estética "padrão", mas mesmo os mais estrupiados, judiados, magros são lindinhos!

Agora me emociona muito lembrar da visita porque a gente às vezes tem uns desejos tão fúteis - uma bota nova, um casaco da moda, alisar o cabelo - e hoje eu vi duas pessoas que não vivem pra si, mesmo com as limitações financeiras que enfrentam! E são e estão felizes ali, por mais humildes que sejam suas condições!

Pra mim a Giane é um exemplo de ser humano: é uma pessoa querida e que, mesmo se recuperando de uma doença, encontra espaço quase que diariamente para abrigar mais uma criaturinha desemparada. E sempre com muito amor!

Eu sei que tem um monte de gente que pode ler isso e criticá-la, ou criticar a mim por me comover com isso, mas eu não creio que pessoas que normalmente fazem essas críticas ajudam outras pessoas. Geralmente existe a crítica a algum trabalho assistencial - e não vejo diferente em ajudar animais ou pessoas porque todos são criados por Deus - mas sem existir, em contra-partida, alguma ajuda a qualquer pessoa carente, ou ONG, ou a feitura de trabalho voluntário. E eu acredito piamente que os animais são pequenos instrumentos, nossos irmãozinhos menores, por meio dos quais Deus testa a nossa compaixão, o nosso amor ao próximo, seja ele quem e como for.

Desejo sinceramente que no mundo hajam muito mais pessoas como esse casal tão especial. E desejo muito um dia poder também deixar de valorizar o que não tem de verdade valia nenhuma pro nosso espírito.


Pra quem quer conhecer os gatinhos da casa da Giane,segue o link pra um fotolog que ela criou para divulgar os possíveis adotados. A foto que ilustra o blog é de lá, eles ficam a maioria assim, todos juntinhos, pacificamente: http://adotegatinhosfozdoiguacu.nafoto.net/

8 comentários:

  1. ONGS de animais são amravilhosas. Infelizmente passam muitas dificuldades e a gente não consegue ajudar todas...
    As pessoas é que precisam mudar a cabeça. Não abandonar animais, castrá-los, não maltratar. Enfim...

    Lindos esses gatinhos da foto. AMO gatos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi querida e minha mais nova amiga desse mundo blog, animais também são ótimos amigos, então ótimo post para a data....Feliz dia do amigo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,

    Verdade, não dá pra ajudar todas... por mais que a vontade exista! E concordo que o problema está em quem adota um animal, ou compra, e não o castra, não cuida, e depois ainda o abandona :(

    _____
    Cris querida!

    Obrigadíssima! Viu que retribuí a mensagem no msn ontem, né?

    _____

    Beijocas e bom dia, gurias.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sheila =)
    Antes de tudo gostaria de agradecer pelas suas palavras de carinhosas e tenho certeza que TUDO dará certo no final =)
    Acho super bacana Ongs para gatos e cães, amo animais!
    Tenho 2 cães e são os meus filhos.
    Lindo dia pra ti
    Beijos estrelares

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga Sheila, senti saudades dos seus posts e de você. E estou naqueles dias em que tudo acontece assim: tudoaomesmotempoagora.....
    Está td bem contigo?
    Bjus!
    e ótima , doce e linda quarta feira!

    ResponderExcluir
  6. Chris,

    Tudo vai dar certo sim! É só confiar em Deus :D

    Obrigada pela visita.

    ____
    Cris,

    Sei bem como são esses dias... rsrs

    Por aqui tudo bem sim, obrigada pelo carinho.

    ____
    Beijocas e boa quarta pra vocês.

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga!! Estou de férias na casa de minha mãe, e faz tempo que não apareço por aqui, nem mesmo no meu blog. Mas hj eu resolvi tirar um tempinho pra visitar meus amigos.

    Lindo post! Concordo com vc, e tambem anseio por me libertar cada vez mais desse mundo fútil e consumista e dar mais valor a tudo que tem alma.

    E tambem fazer algo por alguem. Isso é tão bom!!

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Branca querida!

    Saudades...

    Que delícia que devem estar sendo essas férias, aproveite!

    Que bom que passou por aqui e melhor ainda que gostou do post. Quem sabe, logo, logo, a gente consegue mudar?

    Beijocas com carinho.

    ResponderExcluir