Pular para o conteúdo principal

... y otras cositas (3)

Desabafo: Ligaram agora aqui no serviço e perguntaram quais agências bancárias existiam na cidade.

Olha, eu sei que falam horrores de Foz por aí, mas algumas coisas precisam ser ditas:

1º) A cidade tem mais de 300 mil habitantes e é o segundo pólo turístico do país, ou seja, tem bancos, váááários, tem muuuitos hotéis - digo isso porque já me perguntaram em que cidade mais próxima se podia ficar hospedado, JURO! - tem rodoviária e aeroporto - já me perguntaram isso também.

2º) Tem muitas lojas boas no Paraguai, muitas mesmo. Compro muita coisa lá. Os preços são bons, mas não são irreais, então, se encontrou algo absurdamente barato, desconfie. Mas não acredito que só em Ciudad del Este aconteça isso no mundo!

3º) Foz não é encostada em Buenos Aires! São mais ou menos 1100 km daqui até a capital argentina.

***

Saúde 1: Eu admiro o José Alencar, o vice-presidente, e me emociono muito quando o vejo na tevê, fraquinho, mas firme na sua fé e no tratamento contra o seu câncer. Ontem ele deu uma entrevista ao José Roberto Bournier - adoro o sobrenome dele! - que passou no Jornal da Globo onde disse: "Eu não tenho medo da morte. Há um tempo para cada coisa". E ele ainda diz que o povo o inspira! Comigo dá-se o contrário: ele me inspira a ser menos covarde diante de qualquer besteirinha.

Ah, para os desavisados - porque já ouvi gente falando que quem tá bancando o tratamento dele nos EUA é a população - informo que ele é riquíssimo e que está fazendo todo o tratamento particular.


***

Saúde 2: Quem me acompanha a mais tempo e/ou me conhece sabe que sou doadora de sangue, de medula óssea e de orgãos. Ano passado até escrevi um post sobre isso. Queria refazer o convite e encorajá-los a se tornarem doadores. Gente, é tão simples, e faz um bem tão grande, não só pro próximo que precisa, mas pra nós mesmos!

***

Saúde 3: Como vocês estão com a H1N1e? Eu tô assustada. Sei que a única coisa que posso fazer é me cuidar - e rezar! - o que é muito mais complicado ainda! Aqui em Foz a Secretaria de Saúde tá dando Tamiflu pra todo mundo com sintomas da nova gripe, antes mesmo da confirmação da doença. Eu entendo que não dá pra esperar uma semana e medicar alguém que precisa ser tratado nas primeiras 48 horas, mas me assusta a possibilidade de tornar o organismo resistente a medicação! De verdade, tô com medo.

***

De delicadezas: Já fui chamada de "tia" por quem não tinha a idade dos meus sobrinhos - 7 anos o mais velho - e me irritei, mesmo não dizendo nada. Hoje fui buscar uma calça que deixei pra apertar no alfaiate e tinha uma moça lá que o chamava o tempo inteiro de "tio". Ele é um senhor, por volta dos 50/60 anos, mas poxa, que mania mais pavorosa! Eu queria perguntar se ela era sobrinha dele - eu sei que não era - mas queria perguntar! Não acho legal chamar ninguém assim! Não os desconhecidos. Acho que vou sofrer muito quando ficar mais velha e me chamarem assim com frequência.

***

Pontualidade: Duas coisas, definitivamente, são pontuais no Brasil: A hora do Brasil - "em Brasília, 19 horas" - e os Correios: não tem como entrar lá depois das 17h de jeito nenhum!

***

De ex-amores: Muita gente comentou aqui ou pelo msn que admira eu ainda ter um bom relacionamento com ex-namorado. Bom, quero dizer que não dá pra terminar a relação na sexta-feira e no domingo sair pra comer uma pizza "de boa", até porque somos humanos, né? Sofremos, caramba! E eu sempre sofro ao final de relacionamentos - bom, em uns beeeem mais que em outros... rsrs. Ah, e eu sei que existe ex-namorado e ex-namorado: tive sorte, nunca amei homem que não valesse a pena ser amado!

***

That's all, folks! Que o restinho da semana seja cheio de coisas boas pra todo mundo :)

Comentários

  1. É verdade Sheila! estão fazendo um complô contra Foz. Quase todos os dias escuto alguma notícia ruim sobre a cidade! uma pena pois coisas e fatos ruins acontecem em qualquer cidade, o tempo todo e não são tão explorados ou noticiados. É o "poder" da imprensa...

    Também admiro o José Alencar. Ele é forte porque é um homem de fé! E aprendi com ele o seguinte em sua última entrevista: antes eu favala assim "modéstia à parte" agora vou falar assim: "modéstia às favas" rrsrs Foi assim que ele falou e achei tão bonitinho! rsrsr

    Infelizmente não posso doar sangue pois tive hepatite A com 8 anos de idade. E atualmente tenho uma anemia inexplicável (quer dizer fiz centenas de exames e não há doenca nem nada errado causando tal anemia), mas eu não como carne de bicho nenhum, nada, faz uns 10 anos...e a carne é a maior fonte de ferro... então ...é a consequência da minha escolha. Uma pena, se pudesse... seria um sonho poder doar.

    Nem me fala dessa gripe! Soube ontem pela tv que o vírus já circula aqui no Nordeste. Tô apavorada pois minha Isa tem asma logo é do grupo de risco!!!!!!! E ela pega gripe fácil, fácil...ontem mesmo estava corizando e febril! Deus nos proteja!

    A primeira vez que fui chamada de tia eu tinha uns 34 anos e foi por um rapaz de 17 que eu vi crescer1 rsrsrs Na hora tomei um susto e fiquei com raiva... agora já acostumei! como você disse, virou mania! rsrsrs

    nem me fala nos correios... Faz quase 3 anos que fomos à Gramado e arredores, tinha trazido umas lembrancinhas pra minha irmã e sobrinhas que moram em Vitória. Menina vc. imagina que fiz uma caixa cheia de coisas, cartinhas, mimos, lembrancinhas de um lugar tão distante ... uma caixa cheia de carinho... e simplesmente ela NUNCA OS RECEBEU???? ELES ALEGARAM QUE A CARGA FOI ROUBADA! Eu fiquei chocada! Foi horrível...não posso ouvir a palavra correios que me transformo. realmente a única coisa que deve funcionar lá é o horário de parar de atender ao público! Afff.

    Quanto a namorados...não tenho esta experiência! meu marido foi meu primeiro e único namorado! E eu casei com 18! Ainda bem que minhas filhas não querem seguir a mãe nisso, naõ que eu esteja arrependida, definitivamente não. mas é que os tempos mudaram, uma será advogada e a outra médica (com fé em Deus!) então ... rsrsrs

    Nossa, dessa vez escrevi muuuuiiiitttoooo!rsrs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eita, queria comentar cada coisinha, vamos la:
    - Sobre Foz: realmente nos que moramos longe de Foz, pensamos que eh uma cidadezinha meio que as pessoas se hospedam so pra ir ver as cachoeiras. Nao sabia que era grande. Mas eh compreensivel, nao se fala muito da cidade na midia, so das cataratas.
    - Sobre Jose de Alencar: concordo com vc! Admiro muito a força dele. Tava conversando com minha mae um dia e ela disse, "se fosse eu descobrise cancer, eu ia querer morrer logo, nada de tratamento", falei pra ela que se ele tivesse feito isso, teria perdido 15 anos de vida (tempo que ele tem esta doença), teria perdido a companinha da esposa, filhos, netos, etc... muito legal ele nao ter se entregue.
    - Tb fui doadora de plaquetas um bom tempo ate ter um problema de saude (que ja passou), mas quero voltar com força. Sempre tive duvida de como se doa medula, eh so avisar na doação de sangue e eles fazem exame no sangue ou ja precisa doar a medula ali mesmo? eh agulha na espinha? :(
    - Sobre a gripe: sinceramente nao to com medo nao. Do jeito que esta, tem pouca coisa pra se fazer pra evitar. Mas sao coisas que eu ja fazia pra prevenir qualquer doença: evitar contato com pessoas com sintomas, me alimentar bem pra aumentar a imunidade, dormir bem, lavar sempre as maos. Nao quero começar a ficar neurotica.
    - Odeio quem chama os outros de tio. Acho que quem se incomoda deve dizer,"por favor pode me chamar pelo nome mesmo: fulano de tal". Acho ou uma infantilidade absurda ou coisa de flanelinha esta de chamara de tia/o.
    - Pontualidade: adoro quem cumpre, mesmo que isso me chateie as vezes. Acho que ta certo.
    - Namorados: acho que nunca tive um "baque amoroso" pra poder saber se fico ou nao amiga do ex. Mas seria bom se fosse assim, num mundo ideial.

    Otimo fim de semana pra vc tb!! Sempre bom vir aqui!

    ResponderExcluir
  4. Sandra querida,

    Acho que a mídia de vez em quando detona Foz, principalmente em rede nacional. Uma pena. Foz não é só Paraguai, ou só Cataratas...

    Do José Alencar, acho que, atualmente, ele é uma unanimidade em exemplo de coragem.

    Que pena que teve hepatite. Aqui em Foz é uma preocupação do hemonúcleo: há uns dois anos eles vacinavam contra um tipo de hepatite os doadores que queriam, para não perderem esses doadores futuramente.

    Mas sabe que ainda confio nos Correios? Nunca tive nada extraviado, nem pro exterior.

    De namorados, nem falo em quantidade, porque namorei pouco, mas em manter sentimentos positivos pelas pessoas que já foram importantes na nossa vida.
    ____

    Lanny,

    Pois é, viu como se enganam à respeito de Foz? ;)

    De doação de medula: no momento da doação de sangue eles tiram um pouco, em separado, pro banco de doadores de medula. A retirada da medula só acontece quando tem alguém que precisa e com quem você seja compatível. É um processo mais complicadinho, feito em hospital, com necessidade de internamento, mas nada assustador.

    ____

    Beijocas e bom dia, gurias.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Sheila, tem um selinho para você em meu blog, se já tiver ganho não tem problema. Fique à vontade para declinar.
    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe