Pular para o conteúdo principal

O tal do "licença, por favor"

Eu sou uma pessoa chata. E também sou, muitas vezes, estúpida, grossa. São coisas que tento mudar em mim porque sei que não são legais; e que magoam as pessoas, principalmente as que mais amo.

Mas tem uma coisa que eu sou, em gigante parte do tempo: eu uso sempre as palavrinhas mágicas! Já falei disso em um post anterior e hoje eu queria contar umas coisas que me aconteceram e que acabaram me incomodando o suficiente pra escrever sobre o assunto.

Vou começar pela gota d'água: tô eu hoje adiantando uma comprinha antes do meu irmão chegar pra almoçar comigo no restaurante do mercado. Uma funcionária de lá bloqueava um lado da prateleira das rações de gatos e aí dei a volta e fui escolher um pacote. Lá é um lado bem bagunçado do mercado, com tudo meio amontoado, um espaço bem apertado. Mas tô lá eu, olhando os preços - coisinha cara que é ração de gato! - quando a moça que me fez dar a volta para não incomodá-la, simplesmente passa praticamente me empurrando pro lado da prateleira. E, o que realmente me irritou, sem um simplezinho "licença" que fosse!

O mais fox é que em uma outra ocasião, quando meu irmão mais velho tava aqui no começo do mês, fomos ao mesmo mercado e, umas três vezes em menos de 1h, aconteceu a mesma coisa: pessoas passando na minha frente, pessoas passando espremidas perto de mim, pessoas cortando caminho pelo caixa que eu estava... sem um "licencinha" sequer! Um dos casos: uma guriazinha de uns 10 anos passou assim e, quando veio voltando, eu, propositadamente, ocupei todo o espaço do caixa. E vocês acreditam que ela não pediu licença?? Tentou passar se espremendo!! Aí eu falei, com cara feia, "conhece alguma palavrinha mágica?". A guria me olhou com cara surpresa e eu mesma respondi: "dá licença, por favor." Não, ela não repetiu o que eu acabara de falar; ainda me olhou com cara de surpresa e aí eu tive que sair de qualquer jeito.

Ah, gente, o que acontece?? Como uma expressãozinha tão "boba" anda esquecida? Será que é só por onde ando? Será que é local isso?

Umas amigas da minha Casa Espírita foram há alguns anos pra Paris e contaram que acharam graça do modo como os franceses andavam trombando nas pessoas nas ruas, mas sempre dizendo um "pardon". Eu preciso o "pardon trombado" do que o espremido sem um "licença" que seja!

Tenho amigos que riem quando chamo essas palavrinhas de mágicas, porque parece coisa de criança, mas elas realmente são mágicas porque fazem você desculpar o empurrão. Eu sou dona de pisar em pés alheios nos ônibus, por exemplo, ou esbarrar nas pessoas; mas juro que nunca encontrei uma cara feia depois que me virei pra pessoa e pedi desculpas! Nunca! E não consigo ficar brava também com quem diz uma palavra gentil depois de um pequeno acidente.

Todo mundo gosta de educação. De receber gentileza - o tal do gentileza gera gentileza... Por que não nos policiarmos e fazermos uso dela?

Então, pessoal, cultivem o hábito de dizer sempre, não só o "licença", mas também "por favor", "obrigada", "bom dia", "boa tarde", "boa noite"... E ensinem isso aos filhos, aos sobrinhos, os irmãos mais novos - e os mais velhos também, por que não? ... Puxem a orelha dos amigos com quem têm liberdade... É tão simplesinho. Custa tão pouco. E faz tanto!

E se um dia eu pisar na bola, me chamem a atenção também, por favor :)

___
Ilustração: www.cruzadadomenor.org.br

Comentários

  1. Nossa, Sheila, nem me fala.... Supermercado em véspera de feriado é um exemplo de lugar de onde se deve fugir correndo...

    É um gesto tão pequeno e gera um efeito tão grande, né, pedir licença! Gentileza gera gentileza...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sheila, também chamo essas palavrinhas de mágicas e acredito que são mesmo.....
    E isso é a pura verdade GENTILEZA TEM QUE GERAR GENTILEZA!!!!!!!
    Temos sim que ser educados em qualquer situação, e um sorriso no rosto também muda muita coisa!
    Bjus e linda semana!

    ResponderExcluir
  3. O "pardon" que eu uso no metro e no RER é mais um "sai da frente" do que outra coisa.
    Mas uma coisa é certa.
    Resulta melhor do que tentar placar as 127 mil pessoas que encontro entre o lugar aonde viajo compactado e a porta.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,

    Gesto pequeno mas, infelizmente, esquecido, né?
    ____

    Cris,

    O sorriso no rosto muda tudo! Ainda mais associado às tais palavrinhas... :)
    ___

    Luís,

    O que é RER??
    ___

    Bjks e boa semana pra vocês.

    ResponderExcluir
  5. É a rede de transportes ferroviários que serve os arredores de Paris (http://pt.wikipedia.org/wiki/RER)

    ResponderExcluir
  6. Aaaaaahhhhnnn...

    Eu podia ter simplesmente ao Google procurar, né? rsrs

    Mudando de saco pra mala: LINDAS as fotos do Gui! Tô apaixonada!!

    Bjks.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe