08 junho 2009

Leitura cênica (dramática)

Amo Literatura e leitura!

Há algumas semanas, a Cláudia, colega da fac de quem já falei - a que foi discriminada pela diretora da Globo - me convidou pra participar de um grupo de leitura dramática no SESC daqui de Foz. Perguntei se teria que encenar alguma coisa e, depois que ela disse que não, topei entrar no grupo. Acontece que com o horário de trabalho do mês passado e com a mudança da semana passada, só hoje fui efetivamente no SESC!

Pouco antes do meu aniversário eu decidi por algumas mudanças em mim; umas internas e outras externas - não, nada radical tipo botox ou plástica! Decidi me vestir mais como uma mulher e menos como menina, por exemplo, ser mais elegante, trocar boa parte das bijuterias... Ah, umas coisas que até podem parecer fúteis, mas que me parecem importantes aos 34 anos.

E entre as mudanças internas, eu decidi que queria participar de atividades que me enriquecessem como ser-humano... e que me permitissem conhecer gente! Como não sou baladeira nem nada do tipo, o grupo de leitura me pareceu uma ótima opção.

E foi! Acabo de chegar de lá! A Clau coordena o pequeno grupo de 13 pessoas. O curioso é que, olhando todos juntos, as diferenças são várias... Mas me identifiquei um pouquinho com cada uma delas: tem a que adora dramaturgia, a que se sente frustrada em várias áreas, a que está ali pra conhecer pessoas... Gostei muito do grupo!

Mas, o que é exatamente um grupo de leitura cênica - e vou usar cênica porque, segundo a Cláudia, quando fala-se em dramática tem gente que pensa só em drama -? É um grupo que se reúne para ler peças de teatro e discutir, além da peça, o próprio autor. Por exemplo: hoje começamos com Ariano Suassuna. A peça escolhida é O Santo e a porca. O pessoal que já tem acompanhado o grupo levou textos falando do Ariano e umas duas levaram resenhas sobre a peça. Lemos isso, conversamos sobre a questão de identidade cultural de Foz - que não tem uma só identidade, já que é uma miscigenação gigante de diversos povos -. sobre cultura brasileira no geral... e tudo em meio a risadas e comentários bem bacanas.

O grupo tem gente de 15 anos e tem gente com mais de 55. Semana que vem começaremos a ler a peça mesmo e eu, mesmo na correria que é, passar em casa rapidinho e ir pro SESC - 15 minutinhos de caminhada tranquila -, sei que estarei lá de novo!

__________
Foto: Keep On Reading by almen

Nenhum comentário:

Postar um comentário