25 dezembro 2009

Buenos Aires (7): Comendo e bebendo

(segundo post do dia 25)

A coisa que mais se ouve de Buenos Aires, como um dos seus pontos positivos, é que se come bem e barato na cidade.

Bom, se come muito bem; mas isso tem um preço. E pros meus padrões iguaçuenses, não é um preço tão bom já que Foz é uma cidade com bons e baratos restaurantes. E os argentinos têm um agravante: os pratos raramente vêm com acompanhamentos: então tem que pedir a massa, o molho - sim, sim! -, a carne, a salada...

Tomamos muito capuccino, chocolate e coisinhas assim porque saíam mais baratas.

Também comemos em restaurantes gostosos. Um em La Boca tinha uma comiga gostosa, apesar do arroz duro - eles praticamente não comem arroz, o comum na Argentina é batata e carne de vaca - foi onde mais morremos de raiva pelo valor final que, aos R$ 13 mais ou menos de cada prato, somou-se R$ 10 de serviços, mais R$ 10 por uma cerveja, mais não sei o quê. Saímos todos indignados... e mais pobres, deixando lá moedinhas não desejadas. rsrs

Empanadas, os pastéis argentinos - na verdade têm em todo sul da América do Sul - são maravilhosos e comemos uns especialíssimos na estrada. E por R$ 0,80 cada!

Comemos em restaurante chinês também. E, por conta de uma carne picante feita com curry - amo curry mas nunca soube que ele podia arder tanto! - meus olhos e meu nariz não paravam de escorrer!

Comemos também no Burger King. Preço um pouco menos caro que os McDonald's da vida - e lanches muito mais saborosos - e olha que sou fã do Mc!

Ah, curiosidade: a gente só encontra doces recheados com doce de leite! Uma moça turca que ficou na minha casa há uns 2 anos tinha comentado isso, encantada com a variedade de doces que fazemos no Brasil - nossa, e isso na panificadora apenas boazinha que tem perto da minha casa! - e confirmei que realmente na Argentina só dá doce de leite: nos alfajores, nas media-lunas - croissants doces - nos sorvetes... Mas é gostoso... pros formiguinhas.

O lugar mais trash onde comemos foi na volta em que escolhemos não pensar como a comida estava sendo feita porque já era tarde e não encontrávamos nada aberto. Mas pelo menos a milanesa e os ovos fritos estavam muito gostosos.

Nenhum de nós bebia demais - felizmente! não tenho paciência com gente que bebe! Tirando a cerveja de ouro de La Boca, tomávamos muito refri e, na noite de sábado, pedimos vinho no restaurante melhorzinho que fomos. Muito gostoso! Não sou grande conhecedora e nem consumidora, por vários motivos, dentre eles o mais patético: depois da primeira taça, tudo parece cômico pra mim e fico dando gargalhadas sem parar - que boba, né? Agora, um aviso importante: bebida mais simples - água, refri, cerveja - são bem carinhas na Argentina! Sempre veja o preço antes de pedir!

Então, concluindo, realmente se come bem em Buenos Aires, principalmente se a pessoa adora carne - o/. Mas o pessoal de lugares menos caros que capitais, não esperem gastar muito pouco nas refeições. No entanto, também não esperem comer mal: se é empanada ou se é uma milanesa que seu bolso comporta, é quase certo que você vai terminar o prato muito satisfeito.
____
Foto: tomando café no nosso último dia lá, o domingo. Depois da janta com vinho do dia anterior, perdemos a hora. Adoro nossas caras de sono e as bochechas rosadas do friozinho! Pra quem não nos conhece: Angelice, eu, Fer e Márcio ;)

4 comentários:

  1. Sheila, se eu trago esse povo aqui pra Minas eles tão perdido, aqui se faz doce de tudo e tem doce pra vender pra todo lado...hehe

    ResponderExcluir
  2. Aff, menino, pois é! Por isso que meu pai, mineiro, é a pessoa mais formiguinha que conheço! (rsrs) E olha que ele é de um canto mais pobre, onde a fartura não é a mesma do sul de Minas!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Sheila...
    e coisa cara também foi o "cindor", haha famoso "todinho" de 8 pesos :s aiii tomei com tanto gosto também, afinal estávamos muito chiques no café Tortoni. haha
    Adoreeeeeeeei aquela comida... hmmmmm aquele nhoc e tudo que tinha lá hmmmmmm
    rs.

    ResponderExcluir
  4. Aff, verdade, o chocomilk mais caro já tomado! rsrs

    ResponderExcluir