01 janeiro 2009

E você, já casou?

Ontem, em uma loja, ouvi uma senhora perguntar isso para uma moça. A guria, aparentando uns 30 anos, respondeu, sorrindo sem-graça que não, e logo mudou de assunto.

Essa pergunta é muito comumente feita pra mulheres que tenham entre 20 e 30 anos e, normalmente, não é bem aceita. Tem pergunta mais irritante?

Claro que muitas não se incomodam em estar solteiras, ou até queiram isso (apesar de que creio que poucas mulheres realmente escolham ficar solteiras - respondem isso para não parecerem "abandonadas"), mas a sociedade cobra demais isso de casamento de mulher. Nunca vi homem ter que responder essa pergunta!

Ser "descasada" me faz escapar da perguntinha. Mas tenho que, ainda, mesmo depois de 16 meses, responder aos mais desavisados que me perguntam sobre o marido, que não tenho mais marido... Constrangimento por parte de quem fez a pergunta, seguida de uma cara que exprime pena por mim, até que eu respondo: "mas eu tô muito bem, obrigada!". Aí a pessoa fica mais à vontade!

Uma tia minha, há anos, quando reclamei dessa pergunta "e você, já casou?", sugeriu que eu arranjasse um filho, que ninguém mais perguntaria isso. Preferi seguir tudo mais ou menos direitinho. Fugi do "já casou?" e caí no "e bebê, não quer ter?".

Sei que muitas pessoas perguntam por real interesse, mas creio que a maioria é meio por maldade, porque, de antemão, mais ou menos sabe que a mulher não casou! Aliás, é tão raro encontrar mulher casando que, quando as coisas estão se encaminhando pra isso, a agora noiva mostra a aliança pra todos, manda email avisando, coloca no orkut fotos e informações do futuro enlace...

Então, por favor, não há necessidade de perguntar dentro do Fouad Center, "e você, já casou?"!

______________
Foto: Wedding, by Beer-Bottle-Photo

4 comentários:

  1. No lugar do "e aí, casou?" eu prefiro: "casou por que?". Esse tipo de pergunta é bastante ultrapassada...

    ResponderExcluir
  2. Ultrapassada mas ainda muito recorrente, chuchu! Infelizmente.

    Mas a sua é muito malvada também! Um dia ainda vou saber do seu casamento... e que você viu que não é ruim compartilhar a vida com alguém! ;)

    ResponderExcluir
  3. Well, eu penso em me casar cedo... nunca fui de ficar, sempre, desde pequeno, gostava só de uma garota, e continuo assim.

    casar ou não é pessoal demais, a mim pouca importa se meu próximo já se casou ou não, ou se descasou, ou se continua casado, wathever.

    O que me importa é a pessoa em si, com quem ela fica ou não fica é assunto dela. =D

    ResponderExcluir
  4. Mas a questão não é casar cedo ou tarde: é ser pressionado pra casar! É ter todo mundo em volta de si perguntando isso! E, depois, quando virão os filhos! Ei, são questões delicadíssimas quando existe um problema diante da falta de parceiro para casamento ou de dificuldades para engravidar!

    Pedroca, quantos anos você tem? Porque falou em casar cedo...

    ResponderExcluir