25 dezembro 2008

Vi: Sociedade dos Poetas Mortos

Pode parecer exagero, mas vi esse filme, pelo menos, umas 10 vezes! Eu o tinha gravado em VHS! Acho que no começo, lá por 1990, o que mais me agradava era o elenco composto por jovens e lindinhos atores, nos seus 18, 19 anos. Esse ano um professor passou na aula de Literatura Brasileira e o vi com olhos de futura educadora.

Bom, em 1959, um professor de Literatura Inglesa chega para dar aula na melhor escola preparatória dos EUA. Como sua "didática" é completamente diferente das dos outros professores (nada ortodoxa), logo ele conquista os alunos. Quando uma turminha de 7 deles descobre que o professor, quando estudante de Welton (que os meninos chamam de Hellton, um trocadilho com Hell, inferno em inglês), fazia parte de uma tal sociedade dos poetas mortos, decidem recriar as reuniões da sociedade, que acontecem em uma caverna, de madrugada, fora da escola. Lá eles lêem poesias de grandes poetas da língua inglesa, além de composições próprias. Ao dizer aos alunos que não sejam, no futuro, simples "adubo para narcisos", o Prof. Keating (o maravilhoso Robin Williams!), acaba estimulando cada um deles a se arriscar pelo que mais querem (ser ator? conquistar a garota dos seus sonhos? sair de sua casca?).

Definitivamente hoje eu gosto mais ainda do filme do que há 18 anos. Provavelmente porque agora, com a leitura de mundo que tenho, posso entendê-lo muito mais.

3 comentários:

  1. WOW

    eu também adoro este filme, sempre curti, desde a primeira vez que vi ( se bem que eu era pequeno e não entendi direito ).

    Faz tempo que não o assisto, hum, nostalgia...

    tenho que tirar um dia para ler este blogue, como você escreve! E como você escreve! ( entendeu? duas frases, uma para cada sentido, uma para quantidade e outra para qualidade )

    ResponderExcluir
  2. Então você TEM que vê-lo de novo! Com certeza o verá com outros olhos... e gostará mais ainda!

    Obrigada pelo segundo "e como você escreve!" (rsrs)!! Que bom que gosta, Pedro!

    Quanto ao primeiro "como você escreve!", sabe como é, dia de folga, empolgação com os filmes vistos na madrugada... ;)

    Beijocas e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. ^
    ^
    ^
    ^
    hahaha

    Eu, acima, achando que hoje é domingo!!

    ResponderExcluir