03 dezembro 2008

Dona Cecília

A dona Cecília é a secretária do lar da minha tia que sempre faz festa quando meu pai vem pra Foz.

Hoje ela pegou carona conosco depois que visitamos a minha avó. E foi muito divertido demais! A D. Cecília tem uns 60 anos, é pequenininha, morena, tem uma voz alta, meio esganiçada e fala de forma decidida os nomes "levemente" alterados: minha tia, a patroa dela, se chama Lívia. A D. Cecília está com ela há uns 10 anos e a chama de Olívia. Outra tia se chama Eliana mas para a D. Cecília é Eliane...

Ela fica olhando para uns meninos que têm idade dos netos delas no caminho, e pior, mexendo com eles: "'óia' que chuchuzinho, vem com a mamãe, nenêm!", "Sheila, 'óia' que moreno lindo aqui do lado! 'Óia' aqui gatinho!". Chegando aqui em casa ela soltou uma que o rapaz da van não pode deixar de rir ao escutar: "Gente, 'óia' que homão bonito, espia só!". Claro que caímos na gargalhada.

A D. Cecília adora plantas e é supersticiosa com elas: manjericão não "vinga" com muita gente colhendo as folhas, tem que ser uma pessoa só! Mas a melhor que ouvi, e que ela bateu o pé de ser verdade, é que a erva-cidreira seca quando mulher menstruada colhe suas folhas.

Eu a admiro muito porque já passou por poucas e boas na vida: criou os filhos sozinha, teve filha assassinada de forma muito triste... Mas ela continua firme, forte, decidida a ser feliz!

Último diálogo nosso hoje:
- Sheila, desculpa as 'brincadeira', tá?
- Imagina, d. Cecília, eu adorei!

E adorei mesmo. Muito bom poder rir assim!
___________________________
Foto: Flower on Berries on Black by *sourcow

Nenhum comentário:

Postar um comentário