Pular para o conteúdo principal

Reforma ortográfica... argh!

Sei que tenho umas idéias que me fazem parecer uma velha, apesar dos meus 33 anos. Provavelmente ser contra, ou apenas não ver como algo positivo a reforma ortográfica seja uma delas.

Pôxa, a gente leva um bom tempo aprendendo regrinhas na escola, depois lê um monte de livros, aprende a escrever direitinho... e, de repente, muda um monte de coisas! Eu sei que minha mãe já passou por pelo menos uma reforma ortográfica (minha avó deve ter passado por duas!)... mas agora parece tão... "esvaziador" retirar acentos, tremas e hífens da nossa língua!

Provável que seja mais fácil escrever em português sem "acentinhos" aqui e acolá... Mas isso não é um nivelamento por baixo? Quer dizer que nem todo mundo tem capacidade para aprender as acentuações corretas?

Unificar a língua portuguesa, torná-la mais acessível, facilitar seu aprendizado... Discordo de tudo isso e me sentirei aprendendo um novo português na marra!

Ano que vem faço estágio de regência de Português (e Espanhol) e, principalmente por isso, sei que precisarei me adaptar às novas regras. Claro que não será difícil, afinal, a intenção é exatamente tornar tudo mais simples, não é?

Mas, tolamente, sei que meu coração doerá ao economizar tudo que até o dia 31 eu poderei escrever... e no dia seguinte deverei suprimir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe o que é um "scammer"?

Eu fico tanto tempo sem escrever que, quando volto, fico com vergonha, pode? Em minha defesa quero dizer que andei muito ocupada e sem nada de interessante pra escrever e que ando visitando os blogs que curto mas NÃO CONSIGO comentar há semanas! Sempre dá erro. Mas, vamos ao que me motivou voltar a escrever um post . E senta confortável porque a história é longa mas muito séria e importante de ser conhecida. Vocês já ouviram falar em scammer ou scam ? Scam , traduzindo meia-boca do original inglês, é um golpe, trambique, cambalacho. Scammer é quem o pratica. Na internet os scams mais conhecidos são aqueles golpes que com certeza vocês já conhecem de receber um email dizendo que tem um dinheiro em um banco africano e que você foi escolhido pra ficar com aqueles milhões. Já não recebeu um desses emails? Mas existe mais um tipo de scam que tem se alastrado e que eu conheci este final de semana, da forma mais dolorosa: quase sendo vítima dele. É o scam românti...

As calcinhas no varal

Hoje lavei minha roupa e, ao estendê-la no varal, fiquei chocada com a "qualidade" de boa parte das calcinhas que ali estavam. As mulheres que têm entre 30 e 35 anos provavelmente cresceram ouvindo suas mães dizerem para cuidar com a roupa de baixo que usa porque se desmaiar na rua todos verão a calcinha velha, o sutiã com alça encardida - nem é o tema do post, mas quero avisá-las que é verdade! Um ex-colega de faculdade, bombeiro, diz que sim, eles reparam, mesmo nos momentos mais complicados de socorro, se as "moçoilas" estão com calcinha feia! - e falarão que a dona da lingerie é uma porquinha! Daí hoje, olhando as calcinhas no varal, eu fiquei pensando que ali estavam aquelas calcinhas que normalmente eu usaria só pra dormir. Mas eu não só durmo! Ou seja, eu saí com boa parte delas!! "Analisando" o varal, lembrei de que eu sempre tentei ser caprichosa com o que vestia por baixo da roupa. Mesmo quando era casada tentava usar lingerie arrumadinha e depoi...

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe...