26 dezembro 2008

Reforma ortográfica... argh!

Sei que tenho umas idéias que me fazem parecer uma velha, apesar dos meus 33 anos. Provavelmente ser contra, ou apenas não ver como algo positivo a reforma ortográfica seja uma delas.

Pôxa, a gente leva um bom tempo aprendendo regrinhas na escola, depois lê um monte de livros, aprende a escrever direitinho... e, de repente, muda um monte de coisas! Eu sei que minha mãe já passou por pelo menos uma reforma ortográfica (minha avó deve ter passado por duas!)... mas agora parece tão... "esvaziador" retirar acentos, tremas e hífens da nossa língua!

Provável que seja mais fácil escrever em português sem "acentinhos" aqui e acolá... Mas isso não é um nivelamento por baixo? Quer dizer que nem todo mundo tem capacidade para aprender as acentuações corretas?

Unificar a língua portuguesa, torná-la mais acessível, facilitar seu aprendizado... Discordo de tudo isso e me sentirei aprendendo um novo português na marra!

Ano que vem faço estágio de regência de Português (e Espanhol) e, principalmente por isso, sei que precisarei me adaptar às novas regras. Claro que não será difícil, afinal, a intenção é exatamente tornar tudo mais simples, não é?

Mas, tolamente, sei que meu coração doerá ao economizar tudo que até o dia 31 eu poderei escrever... e no dia seguinte deverei suprimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário