Pular para o conteúdo principal

Li: A cidade do sol

Sou uma das milhares de pessoas que leu "O caçador de pipas", escrito pelo médico afegão naturalizado estadunidense Khaled Hosseini.

Como a imensa maioria, gostei muitíssimo do livro, tanto que ele foi o primeiro que consegui ler direto do pc, sentadinha na frente do monitor (justo eu, que gosto de ler deitada no chão, esparramada na cama, esticada no sofá...).

Há uns meses minha mãe comprou "A cidade do sol", o segundo livro de Hosseini e, depois de começar a lê-lo também no pc, acabei deixando de lado a leitura. Ontem recomecei a ler o livro (dessa vez, o de papel) e só o larguei do começo da tarde, quando terminei, em lágrimas, a última página.

Como no primeiro livro, os protagonistas são afegãos. A história começa em 1959, com o nascimento de Mariam, a filha bastarda de um rico empresário. Muitas coisas dolorosas acontecem a ela, até que, aos 33 anos, ela conhece Laila, menina de 14 anos com quem travará uma amizade muito especial.

Quando eu leio Khaled Hosseini eu me pego pensando na sensibilidade dele para falar dos sentimentos humanos: do amor, do medo, da raiva... O autor tem uma delicadeza, uma forma tão suave de descrever a todos que é o que mais me emociona em seus livros! E existe a redenção que chega a alguns personagens. Como em "O caçador de pipas", são essas as partes que mais me emocionaram.

Hosseini também fala de como foi durante tantos anos de guerras internas a vida no Afeganistão. Violência, miséria, desespero, insanidade... Uma brutalidade de atos e situações que são muito tristes de imaginar vindo de seres humanos para com outros seres humanos! A verdade é que a gente sabe muito pouco das dores pelas quais passam irmãos nossos em outras partes do planeta (mas a gente sabe das dores aqui do nosso lado?).

O título original do livro, "A thousand splendid suns" (mil sóis esplêndidos) faz parte de um poema que fala de Cabul e, assim como o livro, é uma declaração de amor para aquela cidade, apesar e principalmente por tudo que ela é e já passou:

"não se podem contar as luas que brilham em seus telhados,
Nem os mil sóis esplêndidos que se escondem por trás de seus muros."

Recomendo Khaled Hosseini. Definitivamente lerei os outros livros que ele escrever!

Comentários

  1. Eu li "O caçador de pipas" e quase chorei, é realmente lindo... Estou tentando assistir ao filme. Pretendia ler esse outro também, mas a faculdade me impediu...

    ResponderExcluir
  2. Não vi e nem sei se quero ver o filme "O caçador de pipas". Costumo me decepcionar com filmes baseados em livros dos quais gostei.

    Mas, paradoxalmente, estou louca pra ler "Reparação", que originou o filme "Desejo e reparação", o melhor filme que vi esse ano! Quase comprei o livro domingo, pena que ainda está carito...

    ResponderExcluir
  3. Esse eu não achei tão bom, nem me deixou com vontade de ler o livro.
    Tirando "Harry Potter" e "Memorias de uma gueixa", que posso dizer que li e assisti, o ultimo alias, conseguiu ser mais decepcionante que o livro; eu recomendo "Ana Karenina" O filme, o livro é meio paradinho, mas o filme é LINDO!! Aquela atriz que interpreta a Ana é perfeita. "Dom", baseado em "Dom Casmurro" também é muito bom!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Séries: Reunion

Você se sentiria empolgado pra ver uma série previamente sabendo que ela foi cancelada e não teve um final? Então, eu faço dessas. Ou melhor, fiz pela primeira vez, e com Reunion. E, no geral, valeu a pena. A série foi transmitida originalmente nos EUA entre 2005 e 2006. Foram filmados 13 episódios mas só 9 passaram por lá, sendo que os outros 4 foram transmitidos nos países que, posteriormente, compraram a série. A história começa em 1986, com a formatura do ensino médio de seis amigos inseparáveis. Ao mesmo tempo, é mostrado que, em 2005, um dos amigos foi assassinado - quem? Só saberemos no capítulo 5, de forma surpreendente - e os outros cinco amigos são suspeitos. Cada episódio tem como título um ano - foram de 1986 a 1998 - e vamos vendo como anda a amizade dos seis, algumas vezes se tornando mais forte, em outras parecendo regredir. Eu achei muito bacana não ser revelado de cara quem morreu. Vamos vendo, em cada episódio, um dos amigos vivos aparecer nos temp

A noite em que os hotéis estavam cheios - Moacyr Scliar

(3ª postagem do dia) O casal chegou à cidade tarde da noite. Estavam cansados da viagem; ela, grávida, não se sentia bem. Foram procurar um lugar onde passar a noite. Hotel, hospedaria, qualquer coisa serviria, desde que não fosse muito caro. Não seria fácil, como eles logo descobriram. No primeiro hotel o gerente, homem de maus modos, foi logo dizendo que não havia lugar. No segundo, o encarregado da portaria olhou com desconfiança o casal e resolveu pedir documentos. O homem disse que não tinha, na pressa da viagem esquecera os documentos. — E como pretende o senhor conseguir um lugar num hotel, se não tem documentos? — disse o encarregado. — Eu nem sei se o senhor vai pagar a conta ou não! O viajante não disse nada. Tomou a esposa pelo braço e seguiu adiante. No terceiro hotel também não havia vaga. No quarto — que era mais uma modesta hospedaria — havia, mas o dono desconfiou do casal e resolveu dizer que o estabelecimento estava lotado. Contudo, para não ficar mal, resolveu dar um

Poema XX - Pablo Neruda

Pablo Neruda é, acredito, o poeta hispano-americano mais conhecido no Brasil, seja por sua poesia, seja pelo filme O carteiro e o poeta . Seu livro mais conhecido, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, foi publicado quando ele tinha só 20 anos e hoje lemos o último poema de amor, o XX, na aula de Literatura Hispano-Americana. Éramos poucos na sala e terminamos a leitura comovidos. A Vikki disse que se houvesse mais dois versos ela teria chorado e não foi exagero. Quem nunca perdeu um amor? Quem não sabe como isso realmente dói? "Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Escribir, por ejemplo: 'La noche está estrellada, y tiritan, azules, los astros, a lo lejos.' El viento de la noche gira en el cielo y canta. Puedo escribir los versos más tristes esta noche. Yo la quise, y a veces ella también me quiso. En las noches como ésta la tuve entre mis brazos. La besé tantas veces bajo el cielo infinito. Ella me quiso, a veces yo también la quería. Cómo no habe